A Prefeitura de Marituba entregou na última quinta-feira (12) o Centro Especializado em Reabilitação (CER III), localizado na BR 316, Km 13, ao lado do Ginásio Poliesportivo de Marituba. A estrutura do prédio é adaptada para o atendimento multiprofissional que envolve as áreas de Fisioterapia, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Fonoaudiologia, Neurologia, Psicologia, Enfermagem, Assistência Social e Terapia Ocupacional.
O prefeito de Marituba, Mário Filho, disse que essa inauguração é a realização de um sonho e relata a inclusão social como compromisso da atual gestão. “O Centro Especializado em Reabilitação é um sonho nosso. Vamos atender diversas pessoas nas alas infantis e adultas. Será disponibilizada uma van adaptada para locomoção daqueles que perderam a mobilidade. No município temos um grupo de pessoas com hanseníase que também serão beneficiadas. Quero agradecer a todos que contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade”, declarou.
A cerimônia de inauguração começou às 11h e contou com a presença da diretora da Gestão de Apoio à Educação Especial e Inclusiva (Gapei), Vera Bíscaro; a coordenadora Estadual da Pessoa com Deficiência na Secretaria Executiva de Saúde do Pará (Sespa), Iracy Tupinamba; a gerente de Atenção Especializada de Saúde no Município de Marituba, Hamanda Sousa; o presidente da Associação de Deficientes Auditivos, Pais, Amigos e Usuários de Implante Coclear do Estado do Pará (Adeipa), Eduardo Souza; a representante do deputado federal José Priante, Nayara Barbalho; o deputado federal, Joaquim Passarinho; a deputada estadual, Michele Begot, e o prefeito de Marituba, Mário Filho.
A instalação do CER III está distribuída em setores. O espaço tem salas designadas às terapias individuais e em grupo, para crianças e adultos. Salas para neurologista, orientações a baixa visão e mobilidade, prótese ocular, ortopedista e enfermagem. Além disso, estão disponíveis oito consultórios e um ginásio.
O atendimento dos pacientes será feito de forma gratuita por meio da integração da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads). O projeto é direcionado ao tratamento de pessoas com deficiências físicas, intelectuais, auditivas e visuais. Assim, os usuários do SUS conseguem acessibilidade as tecnologias de alto custo.
Informações Comus/Marituba | Fotos: Fernando Passarinho