Secult lança 25ª Edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.

Celebrando a mais nova versão da maior feira literária paraense, na manhã desta terça-feira (9), aconteceu o lançamento da 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no auditório Eneida de Moraes, no Centro Cultural Palacete Faciola. A Feira do Livro 2022 será, de 27 de agosto a 4 de setembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

Participaram da mesa de apresentação do evento, o secretário da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Bruno Chagas: o secretário adjunto da Secult, Júnior Soares: a coordenadora de Sistema Estadual Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Silvia Fernandes: e o escritor e jornalista Edyr Proença, um dos homenageados da feira. O lançamento contou com uma coletiva com os representantes da Feira e a imprensa regional.

Na ocasião, foram apresentados os homenageados, a programação completa da Feira do Livro, os convidados que estarão no evento, seguido das apresentações culturais. No mesmo momento, houve o lançamento do site www.feiradolivroedasmultivozes.com.br, que será o principal meio de comunicação, notícias e atualizações da Feira.

Homenageado pela edição deste ano, o escritor Edyr Augusto Proença comenta a emoção de fazer parte da alusão da programação. “Toda a minha obra é para Belém e o estado do Pará. Estou muito feliz de ser homenageado na minha terra”, celebrou.

Junto da homenagem, o escritor conta com dois livros que terão lançamentos na Feira: “O Teatro de Edyr Augusto”, com 35 peças de autoria do escritor e lançado pela Secult, e a obra de contos “Eu já morri”, de editoria pessoal do autor.

A Feira deste ano é significativa, pelo retorna ao seu local de origem, trazendo uma programação diversificada para todos os visitantes, frisou o secretário da Secult, Bruno Chagas.

“A Feira do Livro volta para o Hangar, trazendo toda sua programação, variedade, toda sua diversidade dentro do contexto de um novo Hangar totalmente reformado, higienizado e seguro para que todos possam usufruir. O Hangar vai estar preenchido pela Feira do Livro, com programação todos os dias”, acrescentou Bruno Chagas.

Ainda de acordo com o secretário, a escolha dos homenageados, dona Onete e o escritor Edyr Proença, dispõem de dois emblemáticos nomes da literatura, da cultura, da música e da poesia do Pará – fazendo com que diversas áreas assumam um papel fundamental na programação.

“A Feira abrange toda diversidade e oralidade das multivozes dentro do contexto da Amazônia e da nossa realidade como povo do Pará”, acrescentou.

A 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro se consolida como o primeiro grande evento no Hangar, após dois anos de pandemia, momento em que o local funcionou como hospital de campanha para atender casos da Covid-19.

CredLivros

Beneficiando os servidores educacionais da Seduc e da Universidade Estadual do Pará (Uepa), o CredLivros disponibiliza a aquisição de livros como incentivo ao desenvolvimento literário e a capacitação contínua dos profissionais da rede estadual. Ao todo, serão beneficiados mais de 18 mil servidores da Seduc e 2.686 mil da Uepa, com o valor aquisitivo de R$200 reais.

A iniciativa é importante para impulsionar a leitura entre os servidores, uma proposta que faz parte do eixo institucional da Seduc, explica a coordenadora Silvia Fernandes. “[O serviço] é uma motivação para adquirir livros, auxiliando os profissionais a se formarem como leitores e repassar os ensinamentos para os alunos”, finalizou.