Sávio Barbosa - Arrastão do Pavulagem recebe apoio da Prefeitura de Belém na retomada das atividades.

Categorias

Mais Lidas

Arrastão do Pavulagem recebe apoio da Prefeitura de Belém na retomada das atividades.

No ano em que comemora 35 anos, o Instituto Arraial do Pavulagem anuncia retorno depois do hiato de dois anos causado pela pandemia da covid-19. Para felicidade de muitos apaixonados pela cultura popular, o tradicional Arrastão do Pavulagem, que ocorre juntamente com a quadra junina, já tem suas datas marcadas: 12, 19, 23 de junho e 3 de julho.

Com o tema “Arraial do Pavulagem 2022: 35 anos de Pavulagem”, o Instituto retornou com as atividades artísticas no último dia 29. As categorias perna de pau, percussão e dança seguem se preparando para se apresentarem durante os arrastões.

Incentivo à cultura popular

Ao reconhecer a importância do Arraial do Pavulagem para Belém e sua população, a Prefeitura de Belém e suas secretarias proporcionarão apoio durante toda a festividade. Desde o momento de ensaio ao final dos arrastões, a prefeitura estará presente para apoiar artistas e brincastes através do trabalho dos órgãos municipais.

Infraestrutura

As secretarias do município reconhecem a grandiosidade das manifestações populares e já estão envolvidas nos preparativos para o Arrastão 2022. A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) fará o serviço de varrição nas vias e praça, que fazem parte do percurso do Arraial do Pavulagem, antes e depois do evento.

A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) apoiará com a organização do trânsito pela ruas que ocorrerão o percurso e seu entorno. A Guarda Municipal de Belém fará o reforço na segurança, acompanhando o ensaio, cortejo e segurança na praça. A guarda estará presente com viaturas, motos e rondas a pé. A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) participaré oferecendo serviços de palcos e som e uma infraestrutura para brincantes e artistas.

Para o presidente da Fumbel, Michel Pinho, o Arraial do Pavulagem é uma cultura muito importante para a cidade de Belém. “A dimensão que o arraial ganhou nos últimos anos faz com que haja uma preocupação do poder público municipal em garantir condições para que a festividade possa ocorrer na maior tranquilidade possível, ofertando segurança, serviços de palco, banheiros, uma infraestrutra que as pessoas possam brincar com maior tranquilidade possível”.

Programação

Oficinas: de 8 a 22 de maio – 18h às 21h; aos sábados, de 15h às 18h e aos domingos de 10h às 13h.

Ensaios com orquestra, percussionistas e brincantes: de 23 de maio a 9 de junho – 18h às 21 horas; aos sábados, de 15 às 18 horas e aos domingos de 10h às 13h.

Rodas de boi: de 8 de maio a 9 de julho – aos domingos, de 10 às 13h.

Arrastões: 12, 19 e 26 de junho e 3 de julho – concentração às 8h, na Praça da República saindo pela Av. Presidente Vargas até a Praça dos Estivadores e entorno.

Informações Agência Belém