Nesta quarta-feira (11) a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, participou do lançamento do livro “Magníficas Mulheres: Mulheres do Sistema de Justiça“, em cerimônia realizada na Estação das Docas, em Belém. Com organização do Instituto Brasileiro de Direito Público e Privado (IBDPP), esta edição é coordenada por Giussepp Mendes, Jeferson Bacelar e Denise Mendes e conta com a escrita de cerca de 100 autores, entre juristas, ministras de tribunais e grandes personalidades. Como também da primeira-dama e Conselheira do TCE, Daniela Barbalho.
“Magníficas Mulheres” é uma obra que reconhece e valoriza a força feminina, principalmente no âmbito jurídico brasileiro. Entre as homenageadas estão a presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Nazaré Gouveia, a presidente do Tribunal de Contas do Pará, conselheira Rosa Egídia, e a Defensora Pública Geral, Mônica Belém.
“Essa obra vem marcar a discussão que se vem tratando do quanto tem que se resgatar a dignidade das mulheres no que se trata de trato social, da questão remuneratória, da questão do posicionamento, da questão da igualdade de gênero. Então nós pegamos a obra, reunimos juristas paraenses, reunimos também juristas nacionais em uma obra só para discutirmos esse tema”, disse Giussepp Mendes, coordenador do livro.
Durante o evento, a vice-governadora falou sobre a importância da mulher na construção de um mundo melhor e mais igualitário.
“Fico muito honrada em fazer parte dessa obra, que representa as vozes femininas que tanto trabalham no mundo jurídico e na sociedade. Como vice-governadora, fico feliz de representar as mulheres desse estado, as servidoras públicas, e poder participar de uma obra que é tão importante nesse aspecto para dar visibilidade, empoderamento e fortalecer cada dia mais as mulheres. Além disso, também fico feliz em poder falar sobre as políticas públicas do Governo do Estado voltadas para o empoderamento da mulher, quer seja no mercado de trabalho e principalmente na educação, sendo a base de qualquer política pública que veja a equidade como papel fundamental”, disse a vice-governadora Hana.
A ministra do TSE, Edilene Lobo, completou que a mulher exerce um papel fundamental no sistema jurídico e isso vem ganhando forças cada vez mais.
“Nós estamos falando da luta de construção de todas essas mulheres. Nós podemos, nós construímos, nós fazemos. A sociedade brasileira é composta por mais de 100 milhões de mulheres. Nesse conjunto impressionante, nós temos, praticamente, 50 milhões de mulheres negras. Portanto, estamos falando de uma realidade que precisa estar estampada no poder. Falar de mulheres e sistema de justiça, é falar de diversidade. É falar de equidade. Assim, nós começamos a falar da partilha da sociedade próspera para todas as pessoas”, disse a ministra.
Livro – A coletânea está na 2ª edição e é lançada pelo Instituo Brasileiro de Direito Público e Privado (IBDPP), que é uma organização dedicada à promoção de estudos e debates sobre temas jurídicos, com foco eme igualdade, inclusão e justiça social.
Informações: Agência Pará | Fotos: Rodrigo Pinheiro