Igor Normando assina carta de compromisso com a cultura em uma plenária de campanha.

Em mais um momento democrático da campanha de Igor Normando (MDB) à prefeitura de Belém, a população belenense teve a oportunidade de apresentar suas propostas e anseios. O tema da plenária, que aconteceu nesta terça-feira (17), foi a cultura. Mais de 600 pessoas prestigiaram o evento e puderam apresentar a Igor sua visão do que pode ser feito em sua gestão para valorizar e promover o que temos de mais único e especial em Belém.

Entre as propostas e observações apresentadas, representantes e consumidores de arte e culinária local salientaram a falta de investimento em espaços nos quais possam trabalhar com cultura durante o ano inteiro, assim como a necessidade de fomentar a cultura tanto para os moradores quanto para os turistas. Igor ouviu atentamente cada colocação, apresentou seus projetos no plano de governo e firmou um compromisso com todos: “Estamos hoje retomando a valorização daquilo que Belém tem de mais valioso, que é a nossa cultura. A cultura de Belém se expressa de várias maneiras, seja na escrita, na expressão corporal, na música, no teatro ou nas artes visuais. Quero fazer um compromisso hoje com vocês. Nós vamos fazer de Belém a capital da cultura de toda a Amazônia”, disse Igor.

Estiveram presentes Clara Pinto, bailarina e potência na dança em Belém; Nilson Chaves, grande cantor e compositor da nossa cidade; DJ Dinho, que comandou a aparelhagem do Tupinambá; Rolon Ho, dançarino que já representou a cultura da dança paraense em todo o Brasil; Pinduca, grande nome do carimbó de Belém; entre outros tantos artistas que trabalham incansavelmente para manter viva a nossa cultura.

Igor também assinou uma Carta Proposta referente a Política de Cultura do Município de Belém, que será valorizada em sua gestão como prefeito. A proposição apresentada por Josy Pavalova, representante do Movimento Cultural, solicitava subsídios e concessões da prefeitura para que a cultura pudesse ser mais do que um projeto independente, mas sim a fonte de renda daqueles que trabalham para manter viva a tradição da capital paraense. A agenda corpo a corpo de Igor segue intensa durante a semana, com caminhadas, arrastões e plenárias nos quatro cantos da cidade.

Por Júlia Ramos | Fotos: Jader Paes