O cantor Zé Vaqueiro encerrou em grande estilo a programação de aniversário dos 409 anos de Belém, no Portal da Amazônia, na madrugada deste domingo (12). O evento atraiu cerca de 75 mil pessoas ao longo dos dois dias, celebrando a cultura local e consolidando a festa como um marco de união, alegria e valorização da cultura paraense.
O evento da Prefeitura de Belém foi realizado em parceria com o Governo do Pará e o Ministério do Turismo, garantindo zero custos ao erário municipal.
A programação seguiu também com o tradicional bolo e o “parabéns” cantado com o público. Além do prefeito Igor Normando, o vice-prefeito Cássio Andrade; a deputada federal Renilce Nicodemos; a governadora do Pará em exercício, Hana Ghassan, e o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Os “parabéns” foram cantados no palco principal, à meia noite, junto com a cantora Zaynara para celebrar a chegada de 12 de janeiro, data oficial do aniversário da capital paraense. Os parabéns foram seguidos de um emocionante show pirotécnico que iluminou o céu e emocionou o público.
“Estamos começando com o pé direito, celebrando o aniversário de Belém com uma grande festa para a nossa gente. Este é só o começo de um trabalho que irá trazer muitas conquistas para a nossa cidade”, disse o prefeito Igor, destacando a importância de valorizar a população e celebrar a cidade de maneira grandiosa.
O desejo por uma Belém renovada
No corredor de acesso ao evento, um mural interativo permitiu que o público deixasse mensagens de parabéns e desejos prósperos para a capital paraense. Em meio aos registros, estava o da estudante de psicologia Vitória Sales, de 19 anos. “Desejo que Belém tenha um sistema de transporte público de qualidade. Todos nós merecemos uma cidade mais próspera”, disse.
A estudante universitária Daniele Palheta, de 23 anos, pontuou a importância da festa para a divulgação de talentos locais. “Esse evento valoriza os artistas da terra , ao mesmo tempo, traz grandes nomes nacionais, como o Zé Vaqueiro. É um momento de celebração e valorização da nossa cultura”, enfatizou.
Economia local valorizada
O evento também promoveu o aquecimento da economia, beneficiando vendedores de comidas típicas e outros empreendedores. Dorilene Valente foi uma das vendedoras de comidas que fez ótimo proveito da movimentação do público nos dois dias de festa realizados no Portal da Amazônia.
Aos 61 anos, a profissional garantiu a venda quase por completo de suas iguarias regionais. O sucesso da festa foi também a oportunidade de aumentar a própria renda. “Essa movimentação ajuda muito. Além de aproveitar os shows, conseguimos vender bastante e garantir um dinheiro extra”, disse.
Estrutura completa
Para garantir o acesso da população ao evento, a Prefeitura disponibilizou transporte público gratuito com 20 ônibus extras, que cumpriram o trajeto da Avenida Bernardo Sayão até o Mercado de São Brás, possibilitando que o público voltasse para casa em segurança durante os dois dias de festa.
A parceria da Prefeitura de Belém com o Governo do Pará fortaleceu a segurança do grande público nos dois dias de shows realizados no Portal da Amazônia. O coordenador operacional da futura secretaria municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, coronel Erick Monteiro, avaliou como “positivo” os dois dias de evento.
“O balanço do primeiro dia foi positivo, considerando o número total de pessoas. Tivemos, aproximadamente, 25 mil pessoas, número que duplicou no segundo dia de shows. Hoje, a expectativa apenas para o segundo dia foi de 50 mil pessoas. Considerando essa ampliação de público, nós também aumentamos a nossa capacidade operacional. Graças ao trabalho conjunto dos órgãos de segurança, tanto do município quanto do Estado, o balanço que fazemos é de uma noite tranquila”, disse.
A limpeza do Portal da Amazônia também recebeu atenção especial, com equipes atuando em turnos para garantir a organização do espaço. Durante os dois dias de evento, uma equipe noturna com 20 colaboradores atuou no período de 19h às 4h, garantindo a troca de sacos, manutenção da limpeza e organização geral. Outra equipe diurna, também com 20 colaboradores, realizou a limpeza completa do espaço a partir das 6h.
Para auxiliar na coleta de resíduos, foram instalados oito contêineres de 700 litros para grandes volumes, 15 contêineres de 120 litros em pontos estratégicos e 220 papeleiras espalhadas pelas áreas de maior circulação. Caminhões compactadores e basculantes também foram utilizados para o transporte dos resíduos.
Informações: Agência Belém | Fotos: Jader Paes / Lucas Myriel