O sonho de ser dona do seu próprio imóvel começa a ser realidade para milhares de famílias em Belém. É a primeira vez na história de Belém que se entrega uma quantidade tão grande de títulos de propriedade ao mesmo tempo, de forma gratuita. Isso é parte da revolução urbana para garantir o direito de morar que a gestão atual vem fazendo. O Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues juntamente com o Governador Helder Barbalho, entregaram mais de 1200 títulos de propriedade para moradores dos bairros do Bengui, Fátima e Jurunas, do distrito de Icoaraci e do conjunto Carmelandia. A entrega faz parte do programa Terra da Gente realizado pela Prefeitura de Belém em cooperação com o Governo do Estado do Pará.
Direito e dignidade
O prefeito Edmilson Rodrigues participou da entrega e ressaltou o trabalho realizado pela prefeitura para garantir moradia à população da capital.
“É a primeira vez na história de Belém que se entrega uma quantidade tão grande de títulos de propriedade ao mesmo tempo, produzido gratuitamente para famílias que têm renda de até R $ 5 mil reais. Isso é parte da revolução urbana para garantir o direito de morar”, comemorou.
Ele ressaltou, ainda, a importância de realizar o ato no Dia Internacional da Mulher. “A grande maioria aqui, que recebeu o título de propriedade, mais de 90% são mulheres”, informou o prefeito.
Avanço para alcançar justiça social
Executado pela Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), o programa Terra da Gente já entregou cerca de 4.500 títulos, ultrapassando a meta estabelecida para 2021, que era de 4 mil.
“Esse programa vem avançando, beneficiando milhares de famílias e garantido a segurança jurídica para elas. Com isso, elas podem fazer financiamentos e obras sem preocupação”, explicou o presidente da Codem, Lélio Costa.
Segundo o governador do Estado, Helder Barbalho, a parceria entre estado e município busca fazer justiça social. “É importante que possamos agir com políticas públicas inclusivas, que possibilitam fazer justiça social. Estamos em uma união de esforços com a prefeitura para resgatar essa dívida histórica com a nossa capital”, explicou.
Informações Agência Belém | Fotos: Marcos Barbosa