O município de Belém vai receber um investimento de mais de R$ 213 milhões nas áreas de saneamento, economia, assistência e urbanismo. O aporte financeiro faz parte de um convênio assinado na noite desta sexta-feira, 20, entre a Prefeitura de Belém e o governo do Pará, em evento realizado na na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho e contou com a presença do Governador Helder Barbalho e do Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
Durante a programação aproximadamente 400 famílias receberam o titulo de propriedade, por meio do programa municipal Terra da Gente. O documento assinado pelo prefeito e o governador renovou o Termo de Renovação de Programas, Ações Cooperadas e Convênios entres as esferas.
Para o governador Helder Barbalho, esta parceria é necessária para o fortalecimento da cidade e do estado do Pará.
“Hoje é um dia histórico para Belém. A nossa capital tem mais de 400 anos, mas, certamente, ao longo desse período, não há, na história de Belém, um momento em que o Governo do Estado repassa para a Prefeitura um volume de recursos que nós estamos hoje, aqui, assinando, em convênio, para ajudar o município a enfrentar os desafios da nossa capital. Belém é uma cidade desafiadora, com problemas estruturais históricos e que precisa da parceria do Governo com o Município para que a nossa população possa viver melhor com a sua rua asfaltada, tirando o povo da lama no inverno, da poeira do verão para que no momento da chuva, principalmente na periferia, não tenha que conviver com alagamento das suas casas, dos seus bairros e os problemas diários da nossa capital”
Recapeamento
Com um investimento de mais de R$40 milhões de reais, um dos convênios assinados foi para a revitalização e recapeamento asfáltico de 20 quilômetros de vias urbanas de Belém, em que serão serão executados serviços na camada do revestimento asfáltico para a recuperação, proporcionando a melhoria da acessibilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida para a população.
Limpeza de canais
O governador Helder Barbalho também destacou outro convênio de cooperação técnica para que os moradores da capital não enfrentem mais problemas de alagamentos em suas residências e ruas de seus bairros. O convênio para a dragagem, limpeza e desobstrução dos sistemas de macro e microdrenagem no município de Belém irá beneficiar e contemplar diversos bairros da capital, organizando e garantindo a limpeza urbana.
“E hoje aqui, nós estamos fazendo uma parceria para a limpeza de mais de 60 canais em todos os bairros da nossa capital. No Mosqueiro, em Icoaraci, Outeiro e em todos os bairros que compõem a nossa Belém. São mais de 60 canais que serão limpos para evitar alagamentos, para ajudar a limpeza urbana e organizar a limpeza urbana”, disse o governador.
Informações Agência Pará/ Agência Belém | Fotos: Alex Ribeiro e Março Barbosa