A conta de energia elétrica é uma das “vilãs” do orçamento familiar de diversos brasileiros, com os constantes reajustes da tarifa sendo sempre uma dor de cabeça para a população. Assim, qualquer alívio nesse valor é celebrado pela população.
Na última terça-feira, a Agência Nacional de Energia Elétria (Aneel) anunciou cortes nas tarifas de algumas distribuidoras do país, como devolução de tributos pagos a mais pelos consumidores, reduzindo o valor da contar de luz de 10 Estados brasileiros. O Pará, entretanto, não estava incluso.
O Governo do Pará enviou um ofício requerindo a redução da tarifa cobrada pela Equatorial Pará, distribuidora que atende ao Estado.
No documento, o governo ressalta que “O Estado do Pará está entre os quatro maiores geradores de energia eléetrica do Brasil, responsável por cerca de 10% da produção nacional, conforme Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2021”, e que “em razão dessa potencialidade natural, torna-se imperiosa a redução da tarifa cobrada da sociedade paraense, tendo em vista a redução deve refletir em benefício dos usuários de energia elétrica”.
No começo do mês, o Governo do Pará anunciou a redução do ICMS sobre a energia elétrica de 25% para 17%, em cumprimento à Lei Complementar Federal 194/22. Além da conta de luz, a redução do imposto também afetou a alíquota cobrada da gasolina, comunicação e álcool.