O início de uma nova vida. O tão esperado dia de receber a chave da casa própria se tornou realidade, na manhã desta quinta-feira, 21, para 960 famílias que agora podem chamar de lar os apartamentos dos residenciais Maracacuera I e Maracacuera II, no distrito de Icoaraci, entregue pelo Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
“Hoje tô tendo a oportunidade de está aqui comemorando esse momento especial. Eu tô aqui muito emocionado porque é um sonho de cada ser humano ter o seu cantinho pra dizer de seu lar. A gente já viveu um momento difícil que é a pandemia e hoje a gente tá vivendo um momento muito especial e gratificante, não só pra mim mas pra todas as 960 famílias”, contou emocionado cadeirante Alexandre Jardim, 37. Ele passou seis anos esperando ter o seu lar. Alexandre recebeu das mãos do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a chave da sua casa.
Antes de ter a casa própria Alexandre morava na sala da casa da mãe, “não era uma casa adaptada e foi uma casa que me deu o conforto mínimo pra tá com minha mãe. Eu agradeço muito ao prefeito e ao secretário”, disse.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, parabenizou às famílias por não terem perdido esperança. “Quero parabenizar vocês. Porque a gente sabe que é difícil ser feliz se a gente não tiver onde dormir sossegado com segurança e abrigar os nossos filhos. Então, realmente o teto é o sonho de cada família. Por isso, para nós, é tão importante esse momento. Mais importante pra vocês. Mas para nós que governamos com esse compromisso de melhorar a vida do povo é esse momento é muito importante. Porque a gente sabe que é impossível ser feliz morando no relento”, afirmou o prefeito.
Estrutura digna – Os residenciais Maracacuera I e Maracacuera II dispõem de 480 apartamentos cada um, distribuídos em 30 blocos, sendo 40 apartamentos adapatadados para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.
Os apartamentos contam com dois quartos, cozinha, sala, banheiro social e área de serviço. Os condomínios incluem duas praças poliesportivas, duas áreas de lazer infantil, áreas de convivência e estacionamento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) A entrega das moradias ocorre cerca de quatro anos após o início das obras, orçadas em aproximadamente R$ 80 milhões, em recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, hoje Casa Verde e Amarela, do Governo Federal. Os beneficiários assinaram os contratos nas últimas segunda e terça-feira, em uma solenidade com a presença de autoridades.
Os beneficiários são de famílias vulneráveis, com renda até R$ 1.800,00. Eles passaram por um rigoroso processo de seleção coordenado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), para garantir o atendimento de quem mais precisa, de acordo com os requisitos do programa habitacional.
“Não foi um processo fácil. Foi um processo longo de retomada da obra, consulta com a Caixa Econômica e sorteio público porque foi determinação do prefeito para colocar a habitação como prioridade. Nós estamos entregando hoje quase mil unidades e nós estamos retomando as obras do Viver Outeito, Viver Mosqueiro, Vila da Barca, Newton Miranda e Portal da Amazônia. E durante o governo do prefeito Edmilson nós vamos devolver à população dignidade e direito de morar”, explicou o secretário municipal de Habitação (Sehab), Rodrigo Moraes.
Infraestrutura – Além de casa própria nova, as famílias contam com obras na Estrada do Maracacuera e renovação da iluminação pública. A Sehab também solicitou à Superintendência de Mobilidade Urbana reforço no sistema de transporte que atende a área.
Parceria – Desde a última segunda-feira,18, equipes da Equatorial Energia e da Cosanpa prestam atendimento às famílias contempladas, para agilizar as ligações de energia elétrica e de água, no nome dos beneficiários de cada um dos 960 apartamentos.
Informações Agência Belém | Fotos: Kamila Canhedo