O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, destacou os programas sociais da sua atual gestão, durante o encontro: Políticas Sociais e Gestão Pública, realizado de forma virtual na tarde desta terça-feira, (26) que reuniu os prefeitos da região norte.
O evento integra a 7ª Edição do Programa Prefeito Amigo da Criança, realizado pela Fundação Abrinq, para a apresentação do resultado do mapeamento feito em 2021.
Edmilson Rodrigues explanou na reunião especialmente o sobre o Bora Belém, que já beneficia cerca de 17 mil famílias em vulnerabilidade no município de Belém e é considerado pelo prefeito como o principal programa de sua atual gestão.
Garantia de direitos à infância
O objetivo do programa da Fundação Abrinq é fortalecer a ação dos gestores municipais, oferecendo suporte técnico para implementação de ações e políticas públicas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Durante o encontro, no qual participaram representantes das cidades de Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR), o prefeito Edmilson Rodrigues destacou os avanços feitos em Belém e o mapeamento para expansão de políticas públicas para crianças e adolescentes em Belém e distritos.
Edmilson Rodrigues lembrou que recebeu duas vezes o título de Prefeito Criança, concedido pela Fundação Abrinq e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) durante suas duas gestões anteriores (1997/2005).
“Tínhamos famílias em extrema pobreza, passando fome. Hoje o Bora Belém é o programa mais importante, que alcança mais de 16 mil famílias. Temos um contigente total de 80 mil pessoas que deixaram de passar fome”, informou o prefeito na reunião.
O prefeito ressaltou, que dentro do escopo do programa Bora Belém foi criado o Donas de Si, que atua na qualificação das mulheres beneficiadas com a renda cidadã e após passarem pelos cursos profissionalizantes a Prefeitura disponibiliza o fomento de crédito solidário, por meio do Banco Banco Povo, uma forma de ajudar na geração de renda e autonomia financeira das famílias.
Belém alfabetizada
Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Educação (Semec), o municpio de Belém possui déficit de vagas na educação infantil. O prefeito Edmilson Rodrigues ressatou na apresentação, que o objetivo é mudar este cenário, destacando ainda, que pretende transformar Belém na primeira cidade livre do analfabetismo.
“O grande desafio da educação de Belém é zerar o déficit na educação infantil. Estamos investindo em novas creches, queremos aumentar de 4 mil vagas para 5.825, no atendimento de crianças de 0 a 3 anos. Pretendemos que Belém seja a primeira capital a receber o certificado de território livre do analfabetismo”, especificou.
Saúde integral infantil
Edmilson Rodrigues informou que atua para universalizar o Programa de Estratégia Saúde da Família (ESF) e que junto ao Unicef, as Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI), trabalham ações no âmbito da saúde e educação, de forma integral e integrada, beneficiando crianças de 0 a 6 anos de idade. Atualmente, 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 46 equipes de saúde estão envolvidas no processo.