Dr. Daniel leva material didático para alunos de Escolas Municipais.

O Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, é um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a escola e família. O objetivo é capacitar os jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viver socialmente de maneira saudável, sem drogas e sem violência.

Oito escolas do município fazem parte do Proerd, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Ananindeua e a Polícia Militar, que existe, formalmente, desde maio deste ano quando foi assinado um termo de cooperação técnica entre as partes. E na manhã desta quinta-feira (18), os alunos do 5º e 7º ano da Escola Pe. Pietro Gerosa receberam do Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, o material didático que vai auxiliar nessa formação. Na unidade 350 alunos são atendidos pelo programa, enquanto outros 1.150 são contemplados em outras escolas da Rede Municipal de Ensino.

“Pensamos nessa escola e nesse lugar por ser um bairro emblemático na cidade. Esperamos que, por meio dessa parceria, possamos levar disciplina e uma educação de qualidade para as nossas crianças”, destacou o prefeito, Dr. Daniel Santos, que fez questão de participar da entrega do material didático em todas as salas de 5º e 7º ano.

Como funciona o Proerd?

O programa é uma espécie de curso que acontece em 10 encontros, geralmente um por semana e sempre um policial militar ou mais são responsáveis pela turma. Ao final das aulas, acontece a formatura e as melhores turmas e alunos são destacados. Além disso, na cerimônia todos fazem um juramento, no qual se comprometem a propagar os ensinamentos que receberam durante o tempo da formação.

“O nosso papel é auxiliar o trabalho da escola e da família, reforçando nos alunos conceitos como responsabilidade. A gente não fala somente sobre as drogas, mas também sobre segurança, higiene e saúde, ou seja, nosso foco é fazer com que esses jovens saibam tomar as melhores decisões ao longo de suas jornadas”, explicou a soldado Andreza, uma das instrutoras do Proerd na Escola Pe. Pietro.

Informações: Comus/PMA | Fotos: Leandro Santana