O Diário do Pará completa hoje 40 anos de fundação, com muitas novidades, e em total sintonia com o seu público leitor, atento às suas necessidades de informação e atualizado com as múltiplas exigências do novo mundo da comunicação. O DIÁRIO coloca hoje no ar o seu site diariodopara.dol.com.br, com conteúdo próprio, produtos e projetos exclusivos. O diretor presidente do Grupo RBA, Jader Barbalho Filho, está de parabéns.
“Quem apostou no insucesso, perdeu. A prova disso é que estamos chegando aos 40 anos… Transformamos um jornal com forte viés político num grande veículo de comunicação, líder absoluto no mercado em impressos do Pará hoje”, diz Jader Barbalho Filho, presidente do grupo RBA.
Quando Jader Filho, 46, chegou ao Diário na metade da década de 1990, o jornal tinha apenas 19 anos de idade. Encontrou um veículo que detinha apenas 4% de participação no mercado. Hoje a realidade é bem diferente. “Não há segredo: o sucesso só se alcança com muito trabalho, e de equipe. Procuramos incansavelmente nos qualificar, inovar e investir. Sempre. Dessa forma fomos nos transformando”, aponta.
Ele ressalta que o jornal, como todos os veículos do mundo, também passa por inúmeras mudanças e transições. “O mercado como um todo se altera a todo momento. Temos que compreender e estar antenados aquilo que o consumidor quer. Não importa o meio, mas sim a qualidade da informação. Essa premissa básica do jornalismo de sucesso e de credibilidade é que norteia a linha editorial dos veículos de comunicação do Grupo RBA”, garante.
Jader, que é administrador formado na Universidade da Amazônia e pós-graduado em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas, analisa que “sem a integração das plataformas hoje existentes não há como fazer um bom jornalismo e é isso que buscamos incessantemente”.
Segundo ele, o Diário do Pará chega a 40 anos amadurecido e consolidado nas plataformas impressa e digital. “Isso ampliou muito a nossa audiência e a abrangência. Mas não adianta apenas tecnologia. A credibilidade é fundamental e ela nos levou ao patamar que estamos hoje junto ao público leitor e aos anunciantes. Nosso desafio é cada vez mais focar no nosso público local e entender sempre o que o nosso leitor está querendo”, diz o hoje presidente do grupo RBA de Comunicação.