Na manhã desta sexta-feira (3), foram empossados os novos gestores de Viseu, na região do nordeste paraense. Cristiano Vale e Mauro da Serra assumiram, respectivamente, os cargos de prefeito e vice-prefeito para um mandato com duração até 31 de dezembro de 2024. Com várias homenagens, a bonita cerimônia, aconteceu no Ginásio Albino Junior e contou com grande público. Este será o terceiro mandato de Vale à frente do município, onde já foi prefeito no período de 2008 a 2016.
Em seu primeiro ato oficial e em cumprimento ao programa de governo, o Prefeito Cristiano Vale, assinou e encaminhou a Câmara, os projetos de lei para a criação das secretarias da mulher, da juventude, de turismo e de transporte, além da instituição da Sub-Prefeitura regional do Segundo Distrito.
Em seu discurso, o já empossado Prefeito Cristiano, assumiu o compromisso de trabalhar por todos os viseuenses, independente do voto em 05 de fevereiro ou grupo político.
A eleição de Cristiano Vale ocorreu no último dia 5 de fevereiro, quando o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizou um pleito suplementar na localidade. Na ocasião, a chapa vencedora recebeu 54,21% dos votos válidos contra 45,79% da concorrente Maria Rosalina Ribeiro dos Santos (PSD), conhecida como “Mãe da Carla Parente”.
Na quinta-feira, o prefeito e o vice foram diplomados no fórum da Comarca de Viseu dentro do prazo previsto anteriormente pela Justiça Eleitoral. “Esta diplomação representa a vitória de todo o povo viseuense. O trabalho continuará avançando cada vez mais”, publicou Vale em seus perfis nas redes sociais.
Desde 2021, o município de Viseu passa por um período de instabilidade política. O então prefeito Isaias José Silva Oliveira Neto (PL) e seu vice Franklin Costa Sousa (MDB) foram afastados devido a uma acusação de abuso do poder político nas eleições de 2020. Em setembro do ano passado, eles foram afastados dos cargos e o presidente da Câmara, Avelino Siqueira (PL), assumiu interinamente a administração.