A rodovia de maior movimentação no Pará, a BR-316, está recebendo reforço na sinalização viária. A iniciativa do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) objetiva garantir segurança a motoristas e principalmente a pedestres e ciclistas que necessitam atravessar diariamente pela rodovia. Na manhã desta quarta-feira (10), a ação iniciou com a pintura de faixas de pedestres no km 16, em Marituba. Esse perímetro da BR interliga bairros com grande concentração demográfica de Marituba, como Decouville e o centro da cidade.
Com aproximadamente 135 mil habitantes, o município está entre os mais populosos da Região Metropolitana de Belém e concentra uma grande movimentação de pessoas no trânsito. Pelo menos 60 mil veículos transitam diariamente nos dois sentidos da pista. Mas a travessia segura nem sempre é respeitada, o que requer atenção de todos os usuários da via. “Atravesso todo dia aqui para trabalhar, mas é sempre muito perigoso porque eles não querem parar, então é muito importante vocês fazerem esse trabalho, de reforçar a faixa de travessia e a fiscalização”, diz a autônoma Lúcia Miranda.
A sinalização viária é uma ação prioritária do Detran, pois além de organizar o trânsito, contribui para evitar os sinistros, aumentando a segurança viária. Mais de 60 municípios já receberam obras do Detran com a parceria das prefeituras. Em Marituba, a ação contou com as equipes de fiscalização e educação do órgão, que desde as primeiras horas da manhã auxiliaram motoristas e pedestres a atravessarem com segurança. O Detran é responsável pela fiscalização dos 18 primeiros quilômetros da BR.
A ação faz parte da programação do Maio Amarelo, mês de conscientização na prevenção de acidentes de trânsito. “O Detran já realiza a sinalização vertical e horizontal o ano todo, no entanto essa ação em específico foi planejada para chamar a atenção dos condutores para o respeito à faixa de pedestre que, além de ser uma obrigação, salva vidas. E a BR 316, pela importância que tem no tráfego de veículos e pessoas, precisa ser essa referência de respeito mútuo entre todos os usuários”, comenta o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.
Informações: Agência Pará