Cerca de 200 pessoas participaram, na manhã desta segunda-feira (6), de uma oficina de Marketing Digital realizada pelo Governo do Pará, no teatro da Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua. O evento ganhou destaque com a presença de influenciadores paraenses, como Igor Bacelar (conhecido como Tupiniqueen), Ísis Vieira, André Martha Filho, Luiza Leal (conhecida como Coisas de Luma), e da vice-governadora do Estado, Hana Ghassan.
O propósito central da oficina foi estabelecer um diálogo direto com os moradores, destacando a importância de produzir conteúdo na internet e de usar essa ferramenta como um meio eficaz para impulsionar negócios locais.
“Esta oficina teve como principal objetivo capacitar a comunidade para o mundo digital. Isso é fundamental, visto que as estratégias de marketing digital são cruciais para promover negócios locais e alcançar o público”, afirmou a vice-governadora Hana Ghassan.
Ela acrescentou, “o evento proporcionou acesso a conhecimentos valiosos, incentivando empreendedores, estudantes e membros da comunidade a explorar o potencial das redes sociais e da internet para impulsionar seus negócios e carreiras. Essa iniciativa reflete o compromisso do governo em promover o desenvolvimento econômico e a inclusão digital na região”.
Abordagem – O evento abrangeu diversos aspectos do marketing digital, desde estratégias de mídia social até a criação de conteúdo envolvente. Durante a oficina, os influenciadores apresentaram dicas e orientações em suas respectivas áreas de expertise. Igor Bacelar, focou no planejamento estratégico, enfatizando a definição de metas e a identificação do público-alvo; a Ísis Vieira destacou a criatividade como fundamental, oferecendo dicas para a criação de conteúdo envolvente. Já André Martha Filho apresentou a criação de conteúdo consistente e a importância de um calendário bem estruturado.
Por sua vez, Luiza Leal abordou a distinção entre perfis pessoais e profissionais nas redes sociais, orientando sobre como otimizar perfis para atração de clientes e oportunidades de negócios. Cada contribuição enriqueceu a compreensão dos participantes sobre estratégias de marketing digital.
Conhecimento – Além disso, a oficina promoveu a inclusão de vários setores da sociedade, incluindo alunos das Escolas Estaduais Maria de Nazaré Marques Rios e Cândido Horácio Evelin, estudantes matriculados em cursos oferecidos pela Usina da Paz e membros da comunidade local do entorno do bairro.
A artesã Telma Gomes trabalha com crochê e estava atenta a cada dica dos influenciadores. “Gosto muito desse universo das redes sociais, eu produzo roupas de bonecas de crochês para todos os tipos e vi na oficina uma forma de explorar mais a minha área. Recebi dicas valiosas aqui”, contou a artesã.
O estudante Leonardo Araújo é aluno da turma de basquete na UsiPaz e, ao sair do treino, aproveitou para participar da oficina. “Eu estudo Design de Game e Animação e já uso a internet para mostrar os trabalhamos que eu já faço, mas agora vou aproveitar essas dicas que aprendi hoje, com certeza”, disse o estudante.
A dona Raimunda Almeida tem um negócio de produção de bolsas e sandálias, chamado Su-Art, e ficou animada com o incentivo dos influenciadores. “Eles falaram que iniciaram de baixo e hoje estão em destaque no cenário nacional, isso é muito legal porque dá um gás pra gente fazer conteúdo”, disse.
A oficina também foi um estímulo para a confeiteira Carla Oliveira. “Eu trabalho com chocolate artesanal, bombons regionais, e aqui na oficina estava bastante atenta às orientações porque eu fico muito receosa em postar conteúdo, mas agora vendo eles falarem que não podemos nos limitar, eu vou começar a postar mais”, pontuou.
Informações: Agência Pará | Fotos: Bruno Carachesti