O Governador Helder Barbalho juntamente com a vice-governadora Hana Ghassan e a primeira-dama, Daniela Barbalho, entregaram na manhã deste sábado, 18, o novo Pronto-Socorro da Augusto Montenegro, localizado em Belém, considerado o maior complexo de saúde da região metropolitana e um dos mais modernos do Brasil. Entre as autoridades presentes no ato de entrega, esteve a Ministra da Saúde, Nísia Trindade; o Ministro das Cidades, Jader Filho e o Senador Jader Barbalho.
“A saúde pública do Estado ganha um equipamento importante para cuidar da vida das pessoas. Após 20 anos, Belém e a Região Metropolitana ganham um novo pronto-socorro e hospital de portas abertas que apoiará a saúde pública dos municípios para dar a possibilidade do cuidado à vida das pessoas. Este hospital foi construído com aquilo que há de mais moderno na estratégia em saúde e foi um investimento do governo do Estado de R$ 178 milhões, que permitirá a descentralização do atendimento”, disse o governador Helder Barbalho, durante coletiva à imprensa.
“Essa agenda de hoje representa um marco para o atendimento de saúde da Região Metropolitana I. Por isso, na próxima segunda-feira faremos também uma portaria com o incremento em R$ 43 milhões para atender parte do custeio deste hospital, o Hospital da Saúde da Mulher e a Policlínica de Marabá”, disse a Ministra.
Atendimento – O hospital conta com uma estrutura de 115 leitos, divididos entre leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), urgência e emergência com 12 boxes adultos e 12 infantis, sala vermelha com leitos adulto e infantil, além de 01 isolamento adulto, 02 infantis e 6 salas de cirurgia.
O atendimento no pronto-socorro começará a partir das 7h deste domingo (19). Durante o primeiro período de implantação, a unidade atenderá casos de pediatria em geral. A obra beneficiará, principalmente, moradores da região metropolitana e, sobretudo, região do entorno, dos bairros do Bengui, Mangueirão e os distritos de Icoaraci e Outeiro.
“Trata-se de um dispositivo de saúde que vai beneficiar muitas pessoas e o principal compromisso do Governo do Estado é com o bem-estar da nossa população. A entrega de hoje é histórica e já vinha sendo pensada desde 2018, por isso essa data é a materialização de muito trabalho”, celebrou Ivete Vaz, secretária de Estado de Saúde.
Estrutura – Ao todo, são 28 mil metros quadrados de área construída e estruturada para desenvolver atendimentos de urgência e emergência para demandas espontâneas, durante 24 horas, em média complexidade hospitalar em Pediatria, a princípio.
Além disso, será retaguarda em Cirurgia Geral para Abdômen Agudo, Cirurgia Vascular e Cirurgia Urológica Pediátrica, cujos casos serão atendidos por meio do Serviço Móvel de Urgência e Emergência – SAMU (192), Corpo de Bombeiros ou Polícia Rodoviária e Militar, bem como poderão ser encaminhados ao Pronto Socorro por meio do serviço de Regulação Estadual, obedecendo à classificação de risco.
Exames – A retaguarda para esses procedimentos estará no Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), por meio de uma série de exames disponíveis aos pacientes atendidos no local, como os de Tomografia; Raio – X; Ultrassonografia; Eletrocardiograma, entre outros – além de laboratório de análises clínicas e patológica, os serviços de farmácia, nutrição e dietética e agência transfusional.
Além dos atendimentos voltados para urgência e emergência, o novo Pronto-Socorro vai contar, num segundo momento, com uma Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental/Psiquiatria (Urep) anexa ao prédio, cuja finalidade é diminuir a separação entre assistência psiquiátrica e a médica geral, buscando atender pessoas que estejam com sofrimento ou transtorno mental, e que tenham necessidades de saúde decorrentes do uso do álcool e outras drogas.
Geração de emprego – A enfermeira Tatiana Rodrigues estava desempregada há quase seis meses, mas agora faz parte da equipe do novo Hospital. “Estou ansiosa para começar. É uma oportunidade muito grande de trabalho e nós esperamos salvar muitas vidas”, disse.
Desde o início das obras, foram gerados cerca de mil empregos diretos. A expectativa é que, a partir de agora, 600 profissionais atuem direta e 450 indiretamente no atendimento à população.
Informações: Agência Pará