Na mais recente pesquisa da Doxa, Wilson Luiz, do União Brasil, aparece empatado na liderança com Gerson Miranda, do PDT, na disputa pela prefeitura de Magalhães Barata. A vantagem de Wilson é sua ficha limpa e a ausência de impedimentos em sua candidatura, oficializada após a convenção de 2 de agosto. Em contraste, Gerson Miranda, ex-prefeito, foi tornado inelegível devido a condenações pelo TCU por irregularidades em suas prestações de contas, excluindo-o da corrida eleitoral deste ano.
A primeira pesquisa oficial registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-04141/2024, revela um cenário eleitoral competitivo em Magalhães Barata. A atual prefeita, Marlene Borges, não buscará a reeleição e irá apoiar Wilson como seu sucessor. Ele também tem ganho muito espaço com os apoios de peso que tem apresentado, como dos ministros Celso Sabino, André Fufuca e Juscelino Filho.
Wilson enfrentará os políticos tradicionais locais, mas já está empatado com eles na liderança. Ele também possui a menor taxa de rejeição, sugerindo maior potencial de crescimento durante a campanha. Estamos acompanhando de perto o cenário eleitoral do município que está fervendo.
NA QUESTÃO ESPONTÂNEA É ALTO O ÍNDICE DE VOTOS FLUTUANTES: 59,4%
Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram, ainda, um quadro eleitoral muito aberto. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos), aparecem com índice alto, 59,4%. Quanto aos nomes citados, Gerson Miranda (PDT) aparece na frente com 14,8%. O segundo colocado é Wilson (UB), que vem com 11,2%. Bujaru vem logo a seguir com 10,7%; Marlene Borges, 3,3%; Pina 0,6%.
NA ESTIMULADA GERSON MIRANDA E WILSON EMPATADOS TECNICAMENTE
Na questão estimulada, em que se apresentam os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, Gerson Miranda (PDT) vai para 27,2%; em seguida aparece Wilson (UB) com 25,1%. Os dois, Gerson e Wilson, estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa. Bujaru (PT) vem em terceiro lugar com 16,4%. Pina (AVANTE) vem com 8,3%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 23,0%.