Em Vitória do Xingu, Márcio Viana dispara e deve vencer com folga.

A empresa Destak Publicidade e Marketing realizou nova rodada de pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. Os dados apontam uma ampla vantagem do atual prefeito Márcio Viana (MDB), que tem uma gestão bem avaliada pelos eleitores do município e surge como favorito absoluto na disputa.

O levantamento entrevistou 480 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro, e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob o número PA-08367/2024.

Cenário espontâneo – No cenário espontâneo, onde os eleitores indicam suas preferências sem que os nomes dos candidatos sejam apresentados, o atual prefeito Márcio do Povo lidera com uma vantagem de 77% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Murilo Sousa (União Brasil) com 8%, seguido de Pretinho Cuiabano (PL) com 3% e Macapá (PSOL) com 0% dos entrevistados. Um total de 12% dos entrevistados não soube ou não respondeu.

Cenário estimulado
Já no cenário estimulado, a liderança de Márcio do Povo se consolida ainda mais, alcançando 78% das intenções de voto. Murilo Sousa 9%, e Pretinho Cuiabano, 3%. Macapá teve 1%, e 9% dos entrevistados não soube ou não respondeu.

Votos válidos
Considerando apenas os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, a vantagem de Márcio do Povo se amplia ainda mais, atingindo 84% dos votos. Murilo Sousa alcançou 13% e Pretinho Cuiabano fecha com 3%.

Rejeição
Quando perguntados sobre qual candidato eles não votariam de forma alguma, Murilo Sousa aparece como o mais rejeitado, com 37% dos entrevistados dizendo que não votariam nele. Macapá e Pretinho Cuiabano empatam com 16%, enquanto o atual prefeito Márcio do Povo teve apenas 6% de rejeição. 25% não souberam ou não responderam.

Aprovação da gestão atual
A gestão de Márcio do Povo conta com uma ampla aprovação popular. De acordo com a pesquisa, 80% dos entrevistados aprovam sua administração, enquanto 11% a reprovam. 9% dos eleitores não souberam ou não responderam.

Voto definitivo
A pesquisa também buscou medir a firmeza dos eleitores em relação ao seu voto. 75% dos entrevistados disseram que sua intenção de voto é definitiva, enquanto 15% afirmaram que dificilmente mudariam de opinião. Apenas 7% admitiram que poderiam mudar de voto, 1% afirmou que votará em branco ou anulará, e 2% não souberam ou não responderam.