Uma pesquisa de intenção de votos realizada pelo instituto Destak Publicidade e Marketing, no município de Mojuí dos Campos, entre os dias 17 e 19 de setembro, indica a liderança absoluta do ex-prefeito Jailson Alves (PSD) na corrida para a prefeitura. O levantamento, registrado sob o número PA-00126/2024 no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), entrevistou eleitores da área urbana e rural do município, apontando um cenário favorável para o candidato do PSD.
Intenção de Voto para Prefeito
Na pesquisa espontânea, onde os participantes mencionam seus candidatos sem uma lista prévia, Jailson Alves aparece com 43,73% das intenções de voto. Seu principal adversário, o atual prefeito Marco Antônio (MDB), tem 35,63%, enquanto 20,64% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder (NS/NR).
Quando a pesquisa é estimulada, ou seja, com os nomes dos candidatos apresentados aos entrevistados, Jailson Alves amplia sua vantagem, alcançando 49,73%, enquanto Marco Antônio alcança 39,63%. A margem de indecisos ou não respostas cai para 10,64%.
Rejeição
O atual prefeito Marco Antônio enfrentou maior resistência entre os entrevistados, com 45,6% afirmando que não votariam nele de forma alguma. Já Jailson Alves possui 36,59% de rejeição. Os indecisos ou que não responderam somam 17,81%.
Chapas de Prefeito e Vice
Ao serem questionados sobre em qual chapa de prefeito e vice eles votariam, 48,74% dos entrevistados optaram por Jailson do Mojuí e sua vice, Suely. Já a chapa composta por Marco Antônio e Vanderlei Barroso foi uma escolha de 38,41%. Um percentual de 12,85% ainda não decidiu ou não soube responder.
Expectativa de Vitória
Independentemente de suas preferências, os entrevistados também foram questionados sobre quem eles acreditam que será o próximo prefeito de Mojuí dos Campos. Jailson Alves foi apontado por 49,05% como o mais provável vencedor, enquanto Marco Antônio foi indicado por 40,25%. Um total de 10,7% dos participantes ainda está indeciso sobre o estágio.
Intenção de voto definitivo
Uma maioria expressiva, 78,05%, afirma que sua escolha é definitiva, enquanto 14,63% indicam que ainda podem mudar de opinião. Apenas 3,05% acreditam que dificilmente mudarão de voto. Já 1,83% pretendem votar em branco ou nulo, e 2,44% permanecem indecisos ou preferem não responder.