Ananindeua enfrenta um cenário político conturbado e perigoso. O investigado pela justiça segue dando as cartas na Prefeitura de Ananindeua. O vulgo Ed Wilson ex-secretário de governo e ex-chefe de gabinete da Prefeitura de Ananindeua, está sob investigação do Ministério Público por suposto desvio de R$ 260 milhões do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (IASEP). Em meio a essas graves acusações, ele continua a exercer influência na política local, sendo o principal responsável pela indicação do próximo presidente da Câmara de Ananindeua, uma escolha que gera polêmica e preocupações.
O envolvimento de Ed Wilson com o vereador Vanderray como seu preferido para o cargo levanta sérias preocupações. Acredita-se que Vanderray seja apenas uma “marionete” nas mãos de Ed Wilson e do prefeito Daniel Santos, possibilitando que interesses privados prevaleçam sobre as necessidades da população. A tentativa de Ed Wilson de manter influência política na Câmara representa um desrespeito à ética e um risco à transparência nas decisões legislativas.
Segundo o Ministério Público do Pará (MPPA), Ed Wilson intermediava um esquema criminoso entre servidores do IASEP e o proprietário do Hospital Saúde e Maternidade Ananindeua, manipulando contas médicas para inflacionar os valores pagos pelo órgão estadual. A operação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) já resultou em bloqueios de bens e afastamento de funções públicas dos envolvidos.
Ed Wilson também foi destituído da presidência do seu partido o Solidariedade. Essas acusações sérias apenas mostram a falta de ética moral e política de Ed Wilson para definir quem ocupará a presidência da Câmara Municipal, uma função fundamental para o equilíbrio e a fiscalização do poder executivo municipal.
Com uma trajetória marcada por suspeitas e investigações, Ed Wilson não tem a qualificação necessária para exercer influência sobre o futuro político da Câmara de Ananindeua. O processo de escolha do presidente da Câmara deve ser conduzido por líderes que se destacam pela integridade, compromisso com a transparência e respeito à legalidade, valores que, até o momento, estão ausentes nas ações de Ed Wilson.