O Hospital Municipal de Retaguarda Dom Vicente Zico recebeu na manhã desta quinta-feira, 20, a primeira reunião do ano da Câmara Técnica de Humanização Hospitalar da Região Metropolitana de Belém (RMB). Participaram representantes dos Comitês de Humanização de 18 hospitais públicos que compõem a Câmara Técnica. “Nessas reuniões os profissionais falam de suas ações, discutem estratégias e trocam experiências com o objetivo de fortalecer o trabalho de humanização na rede pública de saúde”, explica o coordenador estadual de humanização, Guilherme Martins.
A diretora do Dom Vicente Zico, Anny Segóvia, recebeu os profissionais e falou sobre o trabalho de humanização realizado no hospital. Há pouco mais de um mês no cargo, ela conta que está formando o Comitê de Humanização da unidade hospitalar. “Aqui vêm sendo desenvolvidas ações em datas comemorativas e aniversários, mas humanização vai muito além disso. Com a formação do Comitê vamos implementar projetos que levam em conta o atendimento humanizado do paciente de forma constante e integral”, afirma a diretora.
As reuniões da Câmara Técnica são realizadas mensalmente, informa Guilherme Martins. Ele esclarece que nas reuniões são tratadas as diretrizes e estratégias da Política Nacional de Humanização (PNH) para que os comitês de cada hospital reforcem os projetos e ações que efetivam o atendimento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os Comitês de Humanização são compostos por representantes da gestão, dos servidores e dos usuários de cada hospital.
Esta foi a primeira vez que a reunião da Câmara foi realizada no Dom Vicente Zico. Na abertura da reunião, Anny Segóvia falou sobre o trabalho desenvolvido no hospital, a formação do comitê e projetos que começaram a ser implementados. “Apresentamos também a ferramenta PIH (Plano Integrado de Humanização), que é utilizada para colocar os projetos e ações de humanização que vão proporcionar aos usuários um atendimento de qualidade de acordo com as diretrizes da PNH”, ressalta a diretora do hospital.
Os dois gestores destacam ainda que a humanização também leva em consideração o bem-estar dos servidores com programas de valorização, incentivo e capacitação para que consigam oferecer o melhor serviço aos pacientes e seus acompanhantes. “Vamos utilizar ferramentas da PNH e treinar nossos servidores para proporcionar aos pacientes uma recuperação satisfatória para que eles possam voltar ao convívio familiar”, afirma Anny Segóvia.
Informações: Agência Belém