A equipe itinerante da Secretaria de Saúde de Ananindeua desembarcou na Comunidade Igarapé Grande, na ilha de Pilatos, e prestou um dia inteiro de serviços aos moradores.
A população ribeirinha pôde fazer a testagem rápida da Covid-19, tirar todas as dúvidas com médicos e enfermeiros e, se caso precisasse, recebia ainda a medicação.
O Prefeito Manoel Pioneiro fez questão de participar da ação e ressaltou a importação da ação. “O objetivo da ação é tratar a doença em estágio inicial, evitando o agravamento e, consequentemente, a internação e superlotação das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no hospital de retaguarda do município.”, disse o prefeito.
Os agentes de endemias também foram para a ilha e lá puderam fazer a prevenção e fiscalização no combate à dengue, zika e chikungunya. Outro importante serviço prestado à comunidade foi a testagem de hepatite B e C e sífilis, vacinação e palestra sobre violência doméstica.
A comunidade Igarapé Grande foi a segunda comunidade a receber a equipe da Saúde, a primeira foi a comunidade dos Quilombolas, no Acabatal.
Máscaras
– Com o objetivo de diminuir a incidência do novo coronavírus nas ilhas, a equipe da vigilância distribuiu mais de 200 máscaras de tecido para moradores da comunidade Igarapé Grande.
A entrega das máscaras priorizou a população que circulava sem o equipamento de proteção individual. As pessoas receberam ainda orientações sobre medidas de distanciamento.
Informações DCOM/PMA