O deputado estadual Fábio Figueiras e demais integrantes da Comissão de Saúde da ALEPA visitaram os municípios do Marajó, para vistoriar os sistemas municipais de Saúde em todas as cidades. O objetivo desta viagem ao Marajó foi o de fiscalizar as ações e verificar as demandas no que diz respeito à área da saúde em todos os municípios, principalmente no combate à COVID-19.
Eles visitaram Unidades Mistas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, hospitais municipais, o Regional de Breves e Hospitais de Campanha improvisados nos municípios de Ponta de Pedras, Muaná, Curralinho, Oeiras do Pará, Portel, Gurupá, São Sebastião da Boa Vista, Bagre, Melgaço e Afuá.
As condições dos sistemas municipais sempre apresentaram algum tipo de deficiência, em que pese os esforços dos servidores da saúde e dos próprios gestores municipais.
Entre os municípios visitados no Marajó, nos últimos dias, Breves foi onde Fábio Figueiras e a equipe da Comissão de Saúde da Alepa encontraram uma situação mais grave, em relação à Covid-19. Eles vistoriaram o Hospital Regional e também a UPA 24h.
Tendo em vista que pacientes de vários municípios, em situação grave, são encaminhados para Breves, o Hospital de Campanha acabou registrando alto número de óbitos.
O relatório sobre a viagem e as vistorias será apresentado nos próximos dias e ensejará que o governo do estado adote providências para melhorar o atendimento da população no Marajó.