Custodiados do Pará realizam ENEM PPL 2020.

Cerca de 1.400 internos do Estado do Pará se inscreveram para a realização do Exame Nacional de Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL 2020), ocorrido nos dias 23 e 24 de fevereiro deste ano. A aplicação do exame ocorreu em várias unidades penitenciárias do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). 

Só no Presídio Estadual Metropolitano II (PEM II), 114 pessoas privadas de liberdade fizeram a prova para garantir um futuro de vida melhor. O objetivo da Diretoria de Reinserção Social da Seap é que esse número cresça. Para o público privado de liberdade, além de conseguir alcançar o curso desejado, o ENEM também proporciona uma nova visão de vida em um futuro longe da criminalidade por meio da educação e do trabalho. Para o interno Rafael de Castro, é uma realização poder prestar o Enem. “Nesse exame eu vou poder testar os meus conhecimentos e quem sabe conseguir uma vaga para cursar Inglês”, afirmou. Além dele, o interno Renato Gemaque também celebrou a participação no exame, visto que dessa forma a sua contribuição na sociedade passará a ser positiva, longe da criminalidade. “Quero mudar de vida na base dos estudos. Meu sonho é cursar História”.

De acordo com o diretor de Reinserção Social da Seap, Belchior Machado, é gratificante o sistema penal conseguir realizar a aplicação do ENEM, mesmo com as dificuldades durante a pandemia da Covid-19. “Sabemos que esse exame se apresenta aos custodiados como uma perspectiva de futuro longe da criminalidade, com a possibilidade de cursarem o ensino superior, e depois exercerem suas profissões”, pontuou. 

O desempenho dos custodiados do Estado tem se tornado referência no país, graças as políticas públicas desenvolvidas pela Seap, em 2019 dois internos do Centro de Recuperação Mariano Antunes (Crama), em Marabá, na região Sudeste, alcançaram as maiores notas do Brasil no Enem PPL. Para o Enem PPL 2020 também são esperados mais internos com boas notas na redação, e dessa forma se tornem exemplos no ambiente carcerário.

Apoio

O tema da redação do ENEM PPL 2020 foi “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil”. Além dos profissionais de reinserção social, os custodiados do sistema penitenciário do Pará também contaram com o apoio de policiais penais, que os ajudaram com revisões e leituras de apoio. Todas as atividades foram realizadas de forma voluntária, sem prejudicar a rotina penitenciária.

Durante as aulas, os servidores ensinaram os princípios básicos da redação, como introdução, desenvolvimento e conclusão. Na Central de Triagem Metrpolitana III, por exemplo, quatro agentes e policiais penais do CTM III participaram da revisão. A policial penal Verônica da Mata, formada em História e Pedagogia, definiu como uma experiência única. “Eu sempre quis dar aula na unidade, mas somente nesse momento tive a oportunidade. Espero ter contribuído com o conhecimento dos alunos, para que eles tenham realizado uma boa prova. Quero parabenizar a Seap por trazer mais educação à unidade”, disse Verônica da Mata.

Informações Comus/SEAP