Sávio Barbosa - A crise do Sistema Penal que se alastrou por vários Governos sem solução e que explodiu no "colo" do atual Governador.

Categorias

Mais Lidas

A crise do Sistema Penal que se alastrou por vários Governos sem solução e que explodiu no “colo” do atual Governador.

Com apenas 7 meses governando o estado, não se pode culpar o Governador Helder Barbalho e o atual comando da SUSIPE pela crise que vivencia o Sistema Penal que culminou na morte de 58 presos na Penitenciária de Altamira após confronto entre facções.
Essa crise no setor vem de Governos anteriores e só fez crescer sendo combatidas apenas com medidas paliativas a curto prazo para fazer mídia ou média. O inchaço nas casas penais, que é a causa maior desse problema com espaços sendo ocupados com mais que o dobro de sua capacidade por internos, é uma solução que vem a longo prazo e com a união entre o executivo Estadual, Federal, Ministério Público e Justiça. 
A medida do Governador em pedir apoio do Ministro da Justiça Sérgio Moro foi devidamente acertada, inclusive aceitando o envio de Forças Penitenciárias Federais para atuar nos presídios por um espaço curto de tempo, enquanto outras medidas do estado são tomadas, inclusive na contratação imediata já determinada de dezenas de Agentes Penitenciários oriundos do último concurso, e a brevidade no término da construção de novos presídios, além de outras ações que vem sendo tomadas desde o início do atual Governo.
À exemplo do que fez na Policia Civil com as nomeações de profissionais capacitados para o comando como do Delegado Geral, Alberto Teixeira e o Corregedor Benassuly que estão combatendo o crime organizado com maestria, assim como na PM com o Cel. Dilson Junior, temos certeza que a nomeação do Advogado Jarbas Vasconcelos para a SUSIPE foi acertada e que os problemas no setor serão dissipados com igual competência. 
Foto/Fonte: Agência Pará | Naldo Lobo