Sávio Barbosa - A disputa na república de Ananindeua já começou. Que venha 2020!

Categorias

Mais Lidas

A disputa na república de Ananindeua já começou. Que venha 2020!

Como esperado, há diversos pré-candidatos já se articulando e desejando o tão sonhado cargo de Prefeito da segunda maior cidade do Pará. Alguns partidos já começam a ventilar seus nomes e algumas lideranças, mesmo contra vontade partidária, também já se lançaram, buscando manter-se em evidência e, quem sabe, negociar mais a frente, quando o processo começar a pegar “fogo de verdade” na república.

Sabemos que o governador Helder Barbalho definiu como uma de suas maiores estratégias políticas, ter o futuro Prefeito da capital e demais municípios da região metropolitana como aliados, de preferência que seja de seu grupo político. Hoje, o governador tem como um grande aliado e peça importante na sua aglutinação de votos para sua vitória no município, o atual Presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Dr. Daniel Santos. O deputado mais votado no Estado do Pará, já foi Vereador e Presidente da Câmara.

Nessa construção do cenário para 2020, corre por fora, o deputado estadual, Miro Sanova do PDT, e no mesmo partido o Secretário de Saneamento e Infraestrutura de Ananindeua, Osmar Nascimento, que com tanta rejeição da classe política no município, está mesmo é querendo forçar pra negociar uma vice na chapa de alguém mas que no final, mesmo por sobrevivência política, vai buscar uma cadeira na Câmara Municipal.

Algo natural, o deputado estadual Eliel Faustino, também é um provável pré-candidato, acredito que para barganhar, até porque sua oposição hoje não tem muita consistência. E mesmo sem ter feito esse anúncio oficialmente e nem o seu partido, a Vereadora e ex-presidente da Câmara, Francy Pereira do PSDB também já se diz pré-candidata a Prefeita. Ainda há outros nomes orbitando a Prefeitura de Ananindeua, como de Vereadores, Secretários e lideranças sociais e partidárias.

Pelo campo da esquerda, é sempre um vergonhoso desempenho nas urnas. O PT e PSOL sempre não conseguem fortalecer um nome e nem atingir o coeficiente eleitoral para eleger, sequer, um representante na Câmara Municipal. Sabemos que a real situação de Ananindeua, polariza suas decisões em duas forças políticas: a do Prefeito Manoel Pioneiro e a do Governador Helder Barbalho, dentro desse alinhamento sabemos que o fenômeno eleitoral e atual Presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Dr. Daniel Santos é o que vem saindo na frente, devido a sua composição de forças. Em meio à sua candidatura, começam a surgir candidatos dispostos à bater chapa com ele. Mas que na verdade, querem “barganhar” a vaga de vice-prefeito em 2020 em sua chapa, ou em alguma outra coligação política.