Conhecida também como a Pérola do Marajó, rica em belezas naturais, a cidade de Soure receberá nos dias 17 a 19 de abril, na Câmara Municipal, mais uma ação da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por meio da Escola do Legislativo, que realizará o Forma Alepa/Elepa Itinerante – Região de Integração Marajó Oriental. Sete municípios serão contemplados: Soure, Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari, Salvaterra, Ponta de Pedras, Chaves e Muaná.
A Escola do Legislativo tem o objetivo de capacitar vereadores, gestores legislativos e servidores públicos. Os cursos são de aperfeiçoamento profissional, com temas direcionados às diversas atividades do setor público, como administração pública contemporânea: novos desafios a partir das reforma do estado; a importância da Procuradoria da Mulher nos municípios; meios de comunicação e a imagem do político; planejamento estratégico na gestão legislativa; técnicas e processos legislativos- normas gerais; e Licitação e contratos.
Haverá, durante o evento, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, entre a Assembleia Legislativa do Pará e a Câmara Municipal, para a implantação e execução do Programa de Formação Continuada e Modernização do Poder Legislativo, com o objetivo de estabelecer e regular a implementação das ações de qualificação junto aos municípios.
“A Escola do Legislativo tem realizado um trabalho importante. A ALEPA proporcionará mais conhecimento aos servidores daquelas localidades. Levaremos treinamento, capacitação para as pessoas os que fazem parte do serviço público. Temos avançado nos trabalhos do Legislativo, nossa ideia é que continue independente de mandato”, avalia o presidente, deputado Chicão.
Para a diretora da Escola do Legislativo, professora Betânia Fidalgo, “agora é a vez do Marajó, com o evento em Soure, mas todas as câmaras municipais da região foram convidadas. Tenho certeza que o evento será exitoso, as palestras são maravilhosas”, afirmou ela.
Soure – O município de Soure tem uma população estimada de 25.752 de habitantes, segundo o censo do IBGE de 2021. O PIB Per Capita é de R$ 7.798,94. O turismo é o segmento econômico mais forte no município, considerando suas belezas naturais e seus mistérios, que já renderam enredo campeão no carnaval carioca.
A cidade reúne também o bucolismo das fazendas centenárias, passeio de búfalos e a praia do Pesqueiro. Além do turismo, a base econômica de Soure tem ênfase na agricultura, com plantação de mandioca, feijão e milho; e na pecuária, com a criação de búfalos e bois. Na extração vegetal, o palmito, açaí, madeira, lenha e carvão vegetal.
Por Andrea Santos – AID Comunicação Social/ ALEPA