Alepa realiza Audiência Pública sobre a exploração mineral garimpeira de ouro em Itaituba.

Na última sexta-feira (14), a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) – por meio da Comissão de Mineração, Energia, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – presidida pelo deputado estadual Ronie Silva (MDB) realizou uma audiência pública que debateu a exploração mineral garimpeira de ouro. Os deputados foram até Itaituba com o objetivo de criar um canal de diálogo permanente que observe toda a comunidade e garantir melhores condições para a atividade, segurança à população e ao ecossistema da Amazônia.

O presidente da Comissão de Mineração, Energia, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, disse que é necessário ouvir a demanda dos garimpeiros. ” Temos que ter essa conversa, esse olho no olho das pessoas e entender de fato o problema. Vamos levar o que ocorreu à Alepa, será preparado um relatório que será entregue ao Governo do Estado, ao Governo Federal, aos órgãos competentes de controle e de fiscalização e então daremos, de fato, uma resposta a essas pessoas. Nosso trabalho dentro da comissão deve ser pensado na defesa da sustentabilidade da Amazônia, do nosso ecossistema”, disse o deputado Ronie Silva.

O deputado Wescley Tomaz (PSC), membro titular da comissão proponente da audiência pública, foi quem solicitou o encontro agradeceu a Alepa pela oportunidade de proporcionar o debate. “Muito feliz pela realização dessa audiência pública trazida pela Alepa. Agradeço ao presidente da comissão, deputado Ronie Silva, por entender a importância do debate. Sou grato à Alepa por dar a chance de ouvir uma classe de trabalhadores, os garimpeiros. A classe compareceu em peso. Tivemos aqui, aproximadamente, 2 mil garimpeiros que buscam, assim como eu, a legalização desse trabalho”, disse o deputado Wescley Tomaz.

O deputado estadual Josué Paiva (Republicanos) também esteve na audiência pública. “Fiz questão de estar presente, em participar de um tema que merece atenção. É preciso conhecer a realidade, sei da importância que há em valorizar e poder dar condições para que os garimpeiro possam ter dignidade no trabalho em que exercem. Acredito que haverá soluções positivas para a classe garimpeira. Como deputado estadual, trago todo meu empenho para me juntar ao Wescley e aos demais deputados na busca pela legalização do garimpo”, destacou.

O deputado Aveílton Souza (PL) disse que serão tirados encaminhamentos da audiência pública para buscar soluções aos problemas enfrentados no garimpo. “A mineração precisa ser ouvida, a presença da população em peso na audiência demonstra a necessidade de atuação da Assembleia Legislativa nesse debate”, enfatizou Aveilton.

Por Andrea Santos / Andreza Batalha – AID Comunicação Social / ALEPA – Fotos: Ozeas Santos