Em uma iniciativa inusitada, mas carregada de propósito, os vereadores de Belém André Martha e Lulu das Comunidades decidiram trocar os embates do plenário por um verdadeiro combate no ringue.
Parceiros em diversas ações sociais, os dois parlamentares anunciaram que irão se enfrentar em uma luta de boxe como forma de chamar atenção para uma causa nobre: “a valorização do esporte amador na capital paraense.”
A ação, segundo os vereadores, não é sobre rivalidade, mas sobre compromisso. “O esporte amador precisa de mais visibilidade para que consigamos investimentos para nossos atletas. São muitos jovens com talento e dedicação, mas que enfrentam inúmeros desafios no início de suas trajetórias”, afirmou André Martha.

A luta, ainda sem data definida, será aberta ao público e deve contar com a presença de atletas locais, entidades esportivas e apoiadores da causa. A ideia é unir entretenimento e conscientização em um só evento, mostrando que o poder público pode — e deve — estar presente na promoção do esporte de base.
“Eu e o Lulu vamos lutar não por nós, mas pra mostrar a importância de trazer visibilidade pro esporte amador”, reforçou André Martha. Lulu das Comunidades também se pronunciou nas redes sociais, dizendo estar “pronto para o desafio” e destacando que “quando a luta é pelo povo e pelo futuro dos nossos atletas, vale cada soco no ringue”.
A expectativa é que o evento sirva como vitrine para novos talentos e impulsione políticas públicas de incentivo ao esporte amador, além de abrir espaço para que empresas e instituições privadas conheçam de perto o potencial dos atletas belenenses.
Mais do que uma luta, o evento promete ser um verdadeiro manifesto em defesa do esporte amador como ferramenta de inclusão, cidadania e transformação social.