Sávio Barbosa - Após 20 anos de espera, Santarém recebe um novo Sistema de Abastecimento de Água da Cosanpa.

Categorias

Mais Lidas

Após 20 anos de espera, Santarém recebe um novo Sistema de Abastecimento de Água da Cosanpa.

O Governo do Pará, por meio da Companhia de Saneamento do Pará, entregou nesta sexta-feira (7), o sistema de abastecimento de água Livramento, em Santarém. O complexo distribuirá água para quatro setores em atendimento a cerca de 70 mil pessoas dos bairros do Livramento, Santana, Santíssimo, Uruará, Prainha e São José Operário. 

O sistema faz parte da obra de ampliação do sistema de abastecimento de água de Santarém. Projeto aguardado pela população desde 2001, mas que nunca havia avanço. O último contrato para a obra estava parado desde 2016. As obras foram retomadas pelo Governo do Estado, em 2019, e neste ato, a Cosanpa entregou o primeiro sistema da obra com quatro setores de abastecimento do total de 17 setores previstos.

Obra completa – O governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará, investe cerca de R$ 150 milhões na perfuração de seis poços, construção de cinco reservatórios e 300 km de novas redes para ampliar o abastecimento de água para mais de 20 bairros.

“Essas obras são fundamentais para a qualidade de vida. Água é saúde e, hoje, podermos estar aqui entregando esse sistema fazendo com que a água chegue na torneira, água de qualidade, é resgatar esse compromisso e assegurar que a partir desse novo sistema Santarém caminha para poder alcançar 90% de abastecimento de água nesse investimento que a Cosanpa está fazendo através do Governo do Pará atendendo a necessidade de água e reforçando o compromisso pela vida e pela saúde. Parabenizo todos os envolvidos”, finalizou o governador do Estado, Helder Barbalho.

“Passaram-se 3 governadores, 12 presidentes da Cosanpa e ninguém entregou essa obra. Essa é a primeira etapa de uma obra que tem objetivo de garantir 90% de cobertura de abastecimento de água para Santarém”, afirmou José Antônio De Angelis, presidente da Cosanpa.

Informações Agência Pará | Fotos: Marco Santos