Sávio Barbosa - Barcarena é o primeiro município do estado a aderir programa de gestão da CGU.

Categorias

Mais Lidas

Barcarena é o primeiro município do estado a aderir programa de gestão da CGU.

A cidade de Barcarena foi a primeira do Pará a aderir ao programa Transparência e Integridade em Municípios e Estados (Time Brasil), da Controladoria-Geral da União (CGU). A parceria foi firmada nesta terça-feira (10), em reunião no prédio da Subprefeitura, localizado na Vila de São Francisco, com assinatura do prefeito Renato Ogawa e do superintendente regional da CGU, Fábio Santiago. Também participaram do ato a vice-prefeita Cristina Vilaça, o presidente da Câmara de Barcarena, vereador Júnior Ogawa, e secretários municipais.

Criado em 2019, o Time Brasil tem o objetivo de auxiliar estados e municípios no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção. A iniciativa possui três eixos – Transparência, Integridade e Participação Social – e está alinhada com a Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Apesar de ser voluntária, a Prefeitura de Barcarena fez questão de aderir ao desafio para buscar mais melhorias ao município. “O intuito é que, com a adesão ao Time Brasil, a gente fortaleça a eficácia e eficiência de gestão e que isso seja revertido em benefícios à sociedade. A boa administração dos recursos públicos vai fazer com que serviços e obras cheguem com ainda mais qualidade e rapidez para a população”, afirmou Renato.

“A partir de agora, nós vamos elaborar, em conjunto com a Prefeitura de Barcarena, um plano de atividades para o município, incluindo o aprimoramento da gestão pública, ações de integridade, combate à corrupção e participação social. Em nossa avaliação, por ser de adesão voluntária, este ato demonstra o interesse do governo de Barcarena em fortalecer as políticas públicas no município”, destacou Fábio Santiago, superintendente regional da Controladoria-Geral da União.

Informações Comus/PMB