A Prefeitura de Barcarena, em parceria com o Ministério Público e o Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes lançou na tarde desta terça-feira (25) o aplicativo web Protege, um recurso inovador e pioneiro no Brasil, de denúncia e tratamento de casos de violências contra crianças e adolescentes. O aplicativo foi lançado pelo prefeito Renato Ogawa e a vice-prefeita, Cristina Vilaça.
Estiveram também o Promotor de Justiça, Márcio Maúes, a Coordenadora do Centro de Apoio da Infância e Juventude do MP, Mônica Freire, a vereadora Juliena Nobre e o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), Raylson Tavares, que compuseram o dispositivo de lançamento.
O aplicativo web protege.barcarena.pa.gov.br, idealizado pelo Ministério Público, garante agilidade, simplicidade e segurança no acolhimento das denúncias, além do mapeamento dos casos, pela rede de proteção, de forma simultânea.
“O nosso município está disposto a assumir desafios pela proteção de crianças e adolescentes. Eu tenho certeza que essa experiência vai ganhar o mundo”, afirmou o prefeito Renato Ogawa.
“Aqui em Barcarena encontramos um campo fértil para sonhar e realizar sonhos. Esse é o começo de um sonho, que vai gerar para toda a comunidade muitos frutos positivos”, afirmou o Promotor Márcio Maués. Raylson Tavares, destacou o protagonismo social e a importância do investimento no Fundo dos Direitos de Crianças e Adolescentes (FMDCA).
O novo canal de denúncia também vai receber denúncias por meio do Whatsapp 3300-97-9786. A expectativa é de redução do tempo de tramitação dos procedimentos, aumentando o controle da rede de atendimento, sobre todos os atos praticados, além de aumentar a participação cidadã sobre o processo.
Informações: Ascom | Prefeitura de Barcarena