Elogios, aplausos, pedidos, criticas e prenúncios de boas perspectivas para o município dominaram os pronunciamentos dos oradores na sessão inaugural do período legislativo da Câmara Municipal de Belém, nesta terça-feira (1º). Sob a presidência do vereador John Wayne (MDB) e na presença do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), que apresentou a mensagem do Poder Executivo, contendo programas de governo já executados, em execução e a previsão das obras e serviços que serão realizados neste ano.
“A nossa relação entre a Câmara e a Prefeitura é, institucionalmente, uma parceria que vem dando certo. Eu e os demais vereadores já deixamos bem claro para o prefeito Edmilson Rodrigues, que tudo o que for projeto de extrema importância para a nossa capital será apreciado e votado com a máxima urgência”, explicou o presidente da Câmara, John Wayne.
Essa perspectiva foi compartilhada por Allan Pombo (PDT), que destacou o fato do empresário paraense Jader Barbalho Filho, ter assumido o Ministério das Cidades e Waldez Goes, pedetista e ex-governador do Amapá, o da Integração e Desenvolvimento Regional. Pombo também destacou duas realizações que, segundo ele, mudarão a cara de Belém: a execução do projeto do Mercado de São Brás e a realização da Conferência das Partes (COP 30) em Belém no ano de 2025.
Mensagem – Durante a Sessão, o prefeito Edmilson Rodrigues, apresentou a mensagem do Executivo para o Legislativo. O prefeito fez um balanço dos dois últimos anos e as perspectivas para os próximos dois anos . O chefe do Executivo Municipal em entrevista a imprensa falou da parceria com a Câmara Municipal e a real possibilidade de Belém ser sede da COP 30, “Espero que a Câmara siga como tem sido, solidária com o povo de Belém, votando em projetos que são para beneficiar a vida do Povo. Sabemos da capacidade do presidente John Wayne, esperamos trabalhar de forma parceira para que o Executivo e o Legislativo possam trabalhar em conjunto para ajudar a preparar Belém para a COP 30 e deixar um legado para o povo de Belém e ao passo que, as autoridades que participarem do evento, voltarem a seus países, possam falar que valeu a pena, e o que ficou aqui em investimento de infraestrutura, social, na modernização da cidade, na educação e no turismo, foi em beneficio da população”, falou o prefeito.
Projetos Sociais – Os beneficiários do programa” Bora Belém” passam a receber 500 reais a partir deste mês, confirmou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), na sessão inaugural do período legislativo da Câmara Municipal de Belém, nesta terça-feira. O prefeito também reafirmou que quem tem o benefício e estiver ou for incluído no Bolsa Família não será excluído do programa municipal.
Rodrigues comemorou a abrangência do “Bora Belém”, que tem 18 mil famílias cadastradas, das quais 16.500 chefiadas por mulheres que criam filhos sozinhas. No total, esse programa, segundo ele, chega a 90 mil pessoas. “Seriam necessários três estádios Mangueirão lotados para acomodar as pessoas que deixaram para trás o risco da fome”. Resumindo a importância do programa, o prefeito disse que quem está no Bora Belém não compra uísque e nem faz festa de 15 anos, mas garante o feijão e o arroz das refeições diárias.
As Sessões Ordinárias na Câmara retornam na segunda feira, 06 de fevereiro.
Informações: Ascom/CMB