Ministro do Turismo é a força política que segue com destaque ainda maior com a Federação União Progressista, que se firma como a maior bancada no Congresso Nacional.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, desponta como um dos dois nomes mais bem posicionados para o Senado Federal na pesquisa feita em todo o Estado pelo instituto Simetria Pesquisas, com crescimento consistente, especialmente na segunda simulação, em que sobe de 16,4% para 26,4%. Esse desempenho reforça sua relevância e contribui para impulsionar a recém-criada Federação União Progressista (UP), que já se destaca como a maior força política no Congresso Nacional.
Cenário eleitoral

A pesquisa realizada pelo instituto Simetria Inteligência, com 1.500 entrevistas presenciais aplicadas entre os dias 20 e 26 de agosto, mostra que o cenário para a eleição ao Senado está polarizado: Helder Barbalho lidera, enquanto a disputa pela segunda vaga envolve Celso Sabino e Eder Mauro. No primeiro cenário, Helder atinge 40,5%, Eder aparece com 25,3% e Celso Sabino com 16,4%.

No segundo cenário, sem a presença de Eder, Helder sobe para 43,6% e Celso Sabino alcança 26,4%, ficando assim bem posicionado para disputa de uma das duas vagas ao senado no pleito de 2026.
Disputa para governo
No recorte para o governo do Pará, a pesquisa Simetria mostra que o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel, lidera com 30,9% das intenções de voto no primeiro cenário, seguido por Éder Mauro, com 17,1%, e pela vice-governadora Hana Ghassan, com 16,4%. No segundo cenário testado, Dr. Daniel amplia sua vantagem e atinge 35,1%, enquanto Hana Ghassan aparece em segundo lugar, com 20,2%.
Na disputa presidencial, Lula lidera com 43,1% dos votos, seguido de Bolsonaro com 27,7% e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com 7,5%, refletindo tendências semelhantes às pesquisas nacionais. No segundo cenário, sem Bolsonaro, Lula alcança 44%, enquanto Tarcísio sobe para 17,5%.
Helder tem boa aprovação
Além disso, no plano estadual, o governador Helder Barbalho mantém alta popularidade, com aprovação de 62,7%, enquanto o presidente Lula é aprovado por 51,3% dos eleitores paraenses.
Simetria Inteligência e sua atuação regional
Com 28 anos de experiência no mercado da região Norte, o Simetria Inteligência se consolidou como um dos institutos mais atuantes em pesquisas de opinião no Pará e estados vizinhos. Reconhecido pela aplicação de levantamentos presenciais e metodologias voltadas para a realidade amazônica, o instituto tornou-se referência regional em estudos eleitorais e de mercado, contribuindo para análises políticas e sociais com foco no contexto local.