A Assembleia Legislativa do Estado do Pará inicia a sua 20° legislatura na próxima quarta-feira, dia 1º de Fevereiro. O governador Helder Barbalho (MDB) deve fazer a tradicional leitura do executivo ao legislativo que marca a abertura dos trabalhos.
Na mesma data deve ser eleita também a nova mesa diretora da casa, e assumem os mandatos todos os 41 deputados eleitos em outubro. O MDB tem a maior bancada, com 13 parlamentares; seguido do PT, com quatro; PSDB, PP e PL, com três; e os demais partidos, com dois ou apenas um representante.
O deputado estadual, Francisco Melo Chicão (MDB) já é confirmado como candidato a presidente e apoiado pelo Governador Helder Barbalho. Parte de sua credibilidade e prestígio é explicada pela capacidade de aglutinar forças antagônicas em prol de um parlamento forte, unido e produtivo. Por isso, o deputado Chicão poderá ser candidato a presidente em chapa única e apoiado por unanimidade dos deputados, o que tornará um fato histórico no parlamento estadual.
Chicão é um parlamentar de muita experiência que começou em Ananindeua onde exerceu três mandatos consecutivos de vereador, três vezes presidente da Câmara municipal e vice-prefeito e depois deputado estadual onde está no seu quinto mandato consecutivo.
Foto: Baltazar Costa | Comus/ALEPA