Nesta manhã de quinta-feira, 28, no palácio dos Despachos, o prefeito Dr. Daniel Santos, participou da coletiva de imprensa ao lado do Governador Helder Barbalho e demais prefeitos da Região Metropolitana de Belém. Na ocasião, foi anunciado o decreto que estabelece medidas preventivas com intuito de conter o avanço do Coronavírus na região e, consequentemente, o colapso das redes de saúde, públicas e privadas.
Desde o inicio da semana, as autoridades do executivo municipal vêm se reunindo com uma comitiva do governo para analisar o panorama epidemiológico no Estado e traçar uma estratégia de ação conjunta e metropolitana. Ananindeua é o segundo município mais populoso do Pará com mais de 535 mil habitantes. De acordo com o monitoramento Covid-19 da Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), são mais de 12 mil casos registrados no município de Ananindeua, desde o ano passado.
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito ( Semutran) e a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Sesdes), por meio do Comando da Guarda Municipal, devem trabalhar em conjunto com as policias civil e militar para fiscalizar o cumprimento do decreto em território municipal.
O prefeito Daniel Santos, que também é médico, reforçou a necessidade do decreto como ação preventiva diante do aumento no número de casos. Ele reiterou ainda que as medidas não são drásticas para evitar um maior impacto no comércio, mas apontou que são regras que precisam ser obedecidas se queremos voltar logo à normalidade.
“Sacrifícios precisam ser feitos, se cada um se conscientizar, ficando mais em casa, dando importância ao distanciamento, a gente diminui a propagação do vírus. Estamos estabelecendo horários de funcionamento, não estamos virando a chave de maneira brusca. É um reordenamento, estabelecendo horários, uma estratégia que atenda este momento de aumento da demanda”, explicou o prefeito de Ananindeua.
Informações Comus/PMA | Foto: Silvio Garrido