Com objetivo de discutir e elaborar políticas públicas que garantam a promoção da saúde feminina, com ênfase na prevenção e no combate ao câncer de mama e do colo do útero, além de outros diversos aspectos que interferem não só na saúde física, mas também mental da mulher, foi lançada nesta terça-feira (02), no salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, a inédita Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres. A deputada federal paraense, Renilce Nicodemos (MDB/PA) foi empossada como a presidente da frente.
Para a presidente, esse momento marca uma mudança na história no cuidado das mulheres brasileiras, em especial as paraenses. “É uma felicidade muito grande estar aqui com vocês, participando deste momento, que é mais do que o lançamento de uma Frente Parlamentar. É um momento simbólico, que dá centralidade a necessidade de ampliação dos debates acerca da saúde das mulheres. Esta Frente Parlamentar é livre, democrática e popular. Porque nós entendemos que não haverá saúde de fato se ela não for pública e de qualidade, acessível para todas”, ressaltou Renilce Nicodemos.
A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres é mista e formada pelas seguintes coordenações: Atenção Básica – Dep. Dr. Frederico (PATRIOTA-MG); Prevenção e tratamento do câncer feminino – Dep. Silvia Cristina (PL-RO); Saúde Reprodutiva e Materna; Saúde mental e bem estar social – Dep. Zacarias Calil (UNIÃO-GO); Saúde, Inclusão e diversidade – Dep. Silvia Waiãpi (PL-AP); Investimento e Gestão em saúde – Dep. Zé Vitor (PL-MG); Alta Complexidade e doenças raras; Coordenação região norte – Dep. Helena Lima (MDB-RR); Centro-oeste – Dep. Lêda Borges (PSDB-GO); Sudeste – Dep. Simone Marquetto (MDB-SP).
A Deputada Federal, Iza Arruda (MDB-PE), vice-presidente da frente, destacou a importância deste momento. “O que estamos fazendo hoje aqui é criar mais oportunidades para garantir que as mulheres tenham acesso à saúde de qualidade e que suas necessidades específicas sejam atendidas. É uma honra como deputada e fisioterapeuta fazer parte de uma frente parlamentar cuja iniciativa é promover a saúde da mulher, debatendo e propondo políticas e programas de saúde com o objetivo de proporcionar um acesso mais humanizado e de qualidade aos serviços de saúde”, disse.
Por Willian Serique- Brasília