O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou, na manhã desta sexta-feira (10), a abertura da Campanha Maio Amarelo 2024. Com o tema “Paz no trânsito começa por você“, a campanha deste ano quer estimular a sociedade a debater o assunto em todos os ambientes. A ação contou com a presença da Diretora-geral do Detran, Renata Coelho.
“O Maio Amarelo é um momento de parar e fazer as pessoas refletirem sobre a sua vida e das pessoas, pois um trânsito seguro só é possível com políticas públicas e conscientização da sociedade”, destacou a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.
O evento, realizado na avenida Augusto Montenegro, na área de acesso ao estacionamento do Mangueirão, teve como objetivo chamar a atenção de toda a sociedade sobre os riscos de comportamentos imprudentes no trânsito. A programação contou com ação educativa de abordagem a condutores e pedestres com para esclarecimentos sobre comportamento seguro no trânsito e uma simulação de resgate de vítima de acidente de trânsito, realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará (CBMPA).
Nacionalmente, a campanha é organizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam efetivamente para a redução dos elevados índices de ocorrências no trânsito brasileiro. No Estado, o Detran é um dos órgãos parceiros do Observatório na realização da campanha, que terá como foco a redução de sinistros em todo o Estado, especialmente os acidentes envolvendo motociclistas.
A ação também contou com a presença de órgãos federais, estaduais e municipais de trânsito e a presença do Motoclube do Pará, uma parceria importante para garantir o foco da ação nos motociclistas, responsáveis por um dos maiores números de sinistros no trânsito. Somente em 2023 foram registradas mais de mil ocorrências de sinistros envolvendo motociclistas no estado.
No Pará, entre 2022 e 2023 houve uma redução de 65% no número de acidentes, em geral, nas rodovias estaduais e de 7% de mortes no trânsito de todo o Estado. A maioria dos sinistros tem como causas a falta de atenção, a perda do equilíbrio do veículo (motocicletas), a alcoolemia e o excesso de velocidade.
A programação do Detran segue até o final do mês com palestras nas escolas e empresas e ações em vias públicas com o tema do capacete e outros fatores de risco, como ultrapassagem perigosa, excesso de velocidade, alcoolemia, cinto de segurança e uso do celular na direção.
Informações: Agência Pará