Detran matricula 20 mil aprovados no Programa CNH Pai D’égua em Belém.

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou, na manhã desta segunda-feira, (18) na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), as matrículas dos 20 mil aprovados em Belém no programa CNH Pai D’égua e contou com a presença da Diretora-geral do DETRAN, Renata Coelho. Esta fase do processo dá início às etapas necessárias para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação dos candidatos.

A matrícula marca a abertura do processo no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e neste mesmo dia o candidato faz a coleta biométrica, foto e agenda os exames médicos também. O dia para comparecimento foi informado no ato da entrega do passaporte e os atendimentos seguem até o próximo dia 27, das 8h às 17h.

“A matrícula é a etapa de ingresso no programa na prática, pois ela dá inicio aos procedimentos que antecedem as aulas nos Centros de Formação de Condutores (autoescolas) e emissão da CNH. Por isso, os candidatos devem ficar atentos e não faltarem ao dia agendado pelo Detran”, explica a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.

Para garantir o atendimento, os candidatos selecionados devem apresentar originais e cópias da Carteira de Identidade ou equivalente para Primeira Habilitação, ou Carteira Nacional de Habilitação válida, nos casos de mudança e adição de categoria; CPF; comprovante de residência atualizado; certificado ou declaração de escolaridade de nível fundamental, emitido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ou equivalente em outra Unidade Federativa e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais emitida pela Policia Civil do Estado do Pará, com vencimento máximo de 90 dias. O Detran ressalta que o acesso à matrícula só será possível com a apresentação de todos esses documentos.

Os candidatos que não compareceram à entrega do passaporte no período de 7 a 13 deste mês podem procurar a Ouvidoria do Detran, na sede do órgão, em Belém, pelos telefones 3214.6396/6298 ou pelo e-mail ouvidoriadetranpa@gmail.com para mais informações.

O Programa Social CHN Pai D’égua é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenado pelo Detran, que garante a emissão de CNH totalmente gratuita a pessoas de baixa renda. Em Belém, dos 20 mil classificados, 10.361 vagas foram preenchidas por mulheres (51,8%) e 9.639 por homens (48,2%). Deste total, 719 são pessoas com deficiência (PcDs).

Informações: Agência Pará