O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) realizou na manhã desta segunda (18) e terça-feira (19), a Ação de Natal do Detranzinho. O evento reuniu cerca de 200 crianças atendidas pelo Programa Territórios pela Paz (Terpaz) da Cabanagem. O evento contou com a presença da Diretora-Geral, Renata Coelho. O evento contou com palestras educativas e orientações sobre trânsito seguro com a utilização do circuito educativo de trânsito. A ação teve como objetivo levar ao público infantil, de forma divertida, informações sobre um trânsito responsável, a fim de tornar a criança um agente multiplicador de trânsito.
Através das salas de acolhimento temáticas as crianças participaram de brincadeiras pedagógicas e assistiram vídeos educativos sobre a sinalização viária, utilização da faixa de pedestre, uso de equipamentos de segurança, como transportar animais e sobres as cores do semáforo.
“Estamos realizando essa ação voltada para as crianças para que elas possam trabalhar a questão da empatia e pensar no próximo, aproveitar que estamos no espírito natalino, que eles possam levar pra vida toda os cuidados necessários ao atravessar a faixa de pedestre, cuidados que tem de ter no dia a dia por um trânsito mais seguro”, ressaltou a diretora-geral do Detran, Renata Coelho, que acompanhou toda a programação natalina nos dois dias de atividade.
A magia do natal tomou conta do espaço com a chegada do Papai Noel. O bom velhinho encantou a programação e tornou as atividades ainda mais especiais com fotos, vídeos, presentes e muita pose para deixar o momento registrado. Junto com o Papai Noel, as crianças deram uma volta no circuito de trânsito, momento em que os pequeninos puderam mostrar tudo o que aprenderam.
Educação no Trânsito
O projeto de educação no trâsito do Detran Pará é uma minicidade que simula espaços de trânsito, com diversos elementos urbanos, desta forma ensinando as crianças e adolescentes sobre as leis de trânsito e como se portar para um trânsito seguro.
Informações: Agência Pará | Fotos: João Pedro Machado