O Ministro das Cidades, Jader Filho, participou neste sábado (16) do painel “Políticas de Localização de Alto Impacto”, no âmbito da Cúpula dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento em Nova Iorque, nos EUA, faz parte da agenda da Assembleia-Geral da ONU, realizada ao longo da próxima semana. O Ministério das Cidades integra a delegação brasileira liderada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O painel, realizado no Conference Room 1 da sede da ONU, é parte do Fórum de Governos Locais e Regionais, que tem o objetivo de destacar os compromissos das representações dos governos locais e regionais em relação à Agenda 2030, com um foco especial na aceleração local e na responsabilidade. O Fórum reune governos locais, regionais e nacionais, bem como representantes das Nações Unidas e outras partes interessadas para anunciar compromissos sólidos, apresentar coalizões para a mudança de políticas e ilustrar políticas de localização de alto impacto.
Jader Filho foi o primeiro painelista a apresentar. Em sua fala, o ministro destacou a importância da recriação do Ministério das Cidades como um compromisso com o desenvolvimento sustentável. “O compromisso é colocar as cidades, as comunidades locais, os movimentos sociais de base e outros atores municipais e metropolitanos no centro de nossas políticas urbanas nacionais”, afirmou. “A centralidade das cidades na agenda do desenvolvimento norteia todas as nossas políticas na habitação, saneamento, desenvolvimento urbano e metropolitano, mobilidade urbana e naspolíticas específicas para territórios periféricos.”
O ministro anunciou que em breve o será restabelecido o Conselho Nacional das Cidades e será institucionalizado o Fórum das Cidades Amazônicas, totalmente liderado pelos governos locais e destacou outros destaques da agenda de localização, a Caravana das Periferias e o Periferia Viva.
“Nós do governo do presidente Lula temos feito nosso dever de casa em busca da preservação ambiental. No mês passado obtivemos a redução de 66% nos alertas de desmatamento na Amazônia. O Pará, meu estado, encabeçou essa lista com a queda de 70%. Sem dúvida, um resultado incrível para a Amazônia e o Brasil, mas para todo o mundo”, destacou o ministro.
O ministro concluiu sua fala lembrando que é necessário investir nas cidades para que essa trajetória permaneça, dando estrutura e qualidade de vida a seus habitantes. “Precisamos que esses países ricos se querem, de fato, alcançar os resultados desejados se disponham a ajudar de maneira objetiva, quem saiam do discurso passando para ações práticas”, afirmou. “A virada de chave da conscientização e preservação ambiental passa necessariamente pelas cidades e para tanto devemos dar emprego digno e qualidade de vida às pessoas.”
A agenda do Ministério das Cidades no âmbito da Assembleia-geral da ONU continua neste domingo (17), com a participação no evento Local2030 Coalition: Pushing the Key Transitions and Achieving the SDGs by 2030″ a partir das 11h45. Na segunda-feira (18), o ministro apresenta ações do governo brasileiro e oportunidades no painel “Brasil em foco: mais verde e comprometido com o desenvolvimento sustentável”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na Bolsa de Valores de Nova Iorque. O ministro das Cidades também participa, na terça-feira, da abertura da Assembleia-Geral da ONU, na sede da Organização.
• Assista o discurso do ministro Jader Filho na íntegra:
Informações: Ministério das Cidades