Sávio Barbosa - Exclusivo: Dr. Daniel permanece liderando a corrida eleitoral em Ananindeua.

Categorias

Mais Lidas

Exclusivo: Dr. Daniel permanece liderando a corrida eleitoral em Ananindeua.

O Blog do Sávio Barbosa teve acesso com exclusividade a segunda pesquisa realizada pela DOXA, onde mostra a intenção de voto para prefeito de Ananindeua. A pesquisa, realizada após o pré-lançamento das candidaturas do deputado Miro Sanova (PDT) e do vice-prefeito de Ananindeua, Carlito Begot, apresenta um cenário de pouca mudança no processo eleitoral. Mesmo Dr. Daniel ainda não anunciando que será candidato a Prefeito de Ananindeua, se  a eleição fosse hoje, o deputado estadual, Dr. Daniel (MDB), ganharia a eleição no primeiro turno. É o que revela as duas pesquisas realizadas pela DOXA no município. 
A pesquisa tem nível de confiança utilizado de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
ESPONTÂNEA:

Ao comparar a questão espontânea, em que não se apresenta os nomes dos pré- candidatos, na pesquisa de setembro, Dr. Daniel (MDB) tinha 16,2% de intenções de voto; agora, em dezembro, ele sobe para 27,6%; Miro Sanova (PDT) sai de 0,9% em setembro e vai para 3,8% em dezembro; o deptuado Eliel Faustinho (DEM) tinha 1,2% e agora está com 1,8%; Pastora Ray tinha 0,3%, agora foi para 1,1%; Alexandre Gomes que tinha em setembro 0,2%, agora sobe para 0,4%. Carlito Begot sai de 0,2% e vai para 1,6%; Beto Andrade não havia pontuado em setembro, agora ficou com 0,9%. Francy Pereira, também não havia pontuado em setembro, agora em dezembro ela está com 2,0% de intenções de voto. O índice de indecisos em setembro chegava a mais de 64% e os que pretendem votar em branco ou anular o voto somavam 10,9%. Em dezembro, o percentual dos indecisos cai para 31,4% e os que pretendem votar branco ou anular o voto sobe para 27,1%.
ESTIMULADA:

Na questão estimulada em que apresentamos os nomes dos pré-candidatos ao eleitor, a pesquisa de dezembro acrescentou os nomes de Francy Pereira, Pastora Ray e Newton do PT. Na pesquisa de setembro, Dr. Daniel (MDB) apareceu em primeiro lugar com 49,8%. Em dezembro houve uma oscilação nesse índice, subindo para 51,2%. O deputado Miro Sanova que em setembro tinha 5,0% de intenções de voto, nesta segunda pesquisa ele vai para 5,6%. O deputado Eliel Faustino que tinha em setembro 2,9%, agora em dezembro sobe para 3,1%. O vice-prefeito pontuava com 2,7% em setembro; em dezembro ele vai para 3,1%. Beto Andrade sai de 1,4% e vai para 1,6%. Alexandre Gomes sai de 0,9% para 0,4%. Pastora Ray aparece com 2,2%; Francy Pereira, 2,0% e Newton do PT, 0,4%. Os indecisos em setembro eram de 22,3%, caindo em dezembro para 20,0%; já os que pretendem votar em branco ou anular o voto em setembro eram de 10,9%, agora em dezembro ficou em 10,4%.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO PIONEIRO:

A pesquisa avaliou também o Governo de Pioneiro (PSDB). Detectou-se que houve uma melhora na avaliação positiva de Pioneiro de setembro a dezembro. Na primeira pesquisa Doxa em setembro, a aprovação da administração de Pioneiro era de 9,9%, enquanto sua reprovação chegava a 49,6%. A avaliação regular somava 36,8%. Em dezembro a aprovação subiu para 26,9%, caindo a reprovação para 34,1%. A avaliação regular ficou em 34,3%.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO HELDER BARBALHO:

O governo de Helder Barbalho também foi avaliado pela pesquisa Doxa. Em setembro, o governo de Helder era aprovado por 39,1% pelos eleitores de Ananindeua, enquanto sua reprovação era de apenas 12,1%. A avaliação regular chegava a 41,0%. Já em dezembro, a pesquisa apontou uma aprovação de 44,0% e uma reprovação de 18,1%. A avaliação regular ficou em 31,4%.