Paragominas, município do nordeste do Pará, é exemplo, hoje, no que diz respeito ao combate ao desmatamento. A cidade, conhecida como Município Verde e Capital do Voluntariado – projeto esse aprovado pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) – receberá nos dias 09 a 11 de junho, o Forma Alepa/Elepa Itinerante, região do Rio Capim.
Os municípios que serão beneficiados com a ação são Paragominas, Bujaru, Ourém, Capitão Poço, Concordia do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Aurora do Pará, Garrafão do Norte, Tomé-Açu, Nova Esperança do Piriá, Ipixuna do Pará, Ulianópolis, Dom Elizeu, Rondon do Pará e Abel Figueiredo.
A ação da Alepa, por meio da Escola do Legislativo, segue destinada ao servidor público. Diante disso, gestores, vereadores e servidores públicos em geral, podem participar do evento.
A Escola do Legislativo tem o compromisso de levar qualificação profissional aos que prestam serviço público à população. O conhecimento produzido e difundido pela Escola do Legislativo busca atender cada vez mais a formação e capacitação dos agentes públicos, visando ligar a teoria à ação prática.
Durante o evento, será assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Alepa e a Câmaras Municipais, para a implantação e execução do Programa de Formação Continuada e Modernização do Poder Legislativo, com o objetivo de estabelecer e regular a implementação das ações de qualificação junto aos municípios.
“O servidor público deve ser conduzido em suas ações, ele precisa de um auxílio, de uma capacitação e é o que a Escola da Alepa faz, através desse projeto”, disse o presidente da Alepa, deputado Chicão. “O trabalho da Escola do Legislativo tem a finalidade de firmar parcerias e ajudar no que for preciso com o servidor público”, reitera.
Os temas explanados durante os três dias de evento serão Propaganda eleitoral em 2022: limites à liberdade e expressão e combate à desinformação; Administração pública contemporânea, desafios a partir da reforma do Estado; A importância da procuradoria da mulher nos municípios; Planejamento estratégico na gestão legislativa; Meios de comunicação e a imagem do político; Nova Lei Geral de Proteção de Dados; Comunicação e combate à fake news; Câmaras municipais: pontos de controle em prestação de contas perante o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA).
Paragominas- Município do nordeste do Pará, é exemplo, hoje, no que diz respeito ao combate ao desmatamento. A cidade é conhecida como Município Verde e Capital do Voluntariado, projeto aprovado pela Alepa.
Emancipado em 23 de janeiro de 1965, Paragominas é o único município da Amazônia com desmatamento monitorado por satélite e com quase 100% de adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) em parceria com a ONG IMAZON. Antes da mobilização social que modificou para sempre a consciência da população, a Força Nacional, Polícia Federal e IBAMA realizaram ações de repressão (operação Arco de Fogo), autuaram e fecharam empresas, deixando mazelas sociais incalculáveis.
Paragominas foi o primeiro município da Amazônia a sair da lista dos municípios que mais desmatavam. A criação do Parque Ambiental de Paragominas, do Lago Verde, das praças floridas ajudam a mudar a cultura dos habitantes na área urbana. A cidade tem, hoje, segundo o Instituto Brasileiro Geográfico Brasileiro (IBGE/2021), uma população estimada de 115.838 habitantes.
Serviço:
Local: Teatro Reinaldo Castanheira (Espaço Cultural).
Endereço: Avenida Presidente Vargas, s/nº, Centro. Paragominas/PA.
Data: 09 a 11/06
Hora: 8 horas
Por Andrea Santos – AID Comunicação Social | Foto: Guilherme Torres