O governador Helder Barbalho juntamente com a vice-governadora Hana Ghassan assinaram na manhã desta sexta-feira (10), a Ordem de Serviço para o início das construções dos viadutos das avenidas Independência e Três Corações, ambos nos cruzamentos com a avenida Mário Covas, em Ananindeua. O objetivo dos projetos, executados pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), é melhorar a mobilidade, criando corredores alternativos para o tráfego.
A obra vai beneficiar a vida de milhares de pessoas. “Estou feliz em poder hoje estar dando início a duas importantes obras, esperadas há muito tempo. Uma solução para o trânsito e a mobilidade urbana, para acabar com o tempo que se perde para se deslocar de casa para o trabalho, escola. Um avanço em duas principais avenidas em área de integração na região metropolitana”, afirmou o governador Helder Barbalho.
As obras se somam aos viadutos em andamento na rodovia BR-316 com a av. Independência e com a Alça Viária e do já entregue viaduto da Ananin. São projetos importantes de solução viária que saem do papel na gestão do governador Helder Barbalho.
“O NGTM elaborou projetos para os principais cruzamentos que não tinham solução viária adequada. Os cinco novos viadutos, junto com o BRT Metropolitano, são equipamentos pensados estrategicamente para garantir mobilidade e qualidade de vida a milhares de pessoas”, afirma a diretora-geral do NGTM, Leila Martins.
Entenda a funcionalidade dos dois novos viadutos:
Independência x Mário Covas
O elevado terá 39 metros de comprimento e será construído na avenida Mário Covas, sobre a avenida Independência, por onde os condutores terão trânsito livre. Será um importante corredor alternativo de tráfego para acesso ao centro de Belém.
Três Corações x Mário Covas
Com 44 metros de extensão, o viaduto terá uma “alça” fazendo a ligação entre a avenida Três Corações e a avenida Mário Covas, tornando possível a livre conversão à esquerda para a saída da Três Corações, em direção ao centro de Belém, ingressando na avenida Mário Covas.
Sob a alça do viaduto existirá uma rotatória que facilitará as demais conversões, dando maior fluidez a um ponto crítico de circulação de Ananindeua.
Informações: Agência Pará | Fotos: Marco Santos