O Governador Helder Barbalho (MDB) e a vice-governadora Hana Ghassan (MDB) foram diplomados em cerimônia realizada ontem (21), no Hangar Centro de Convenções, onde o Tribunal Regional Eleitoral do Pará diplomou os eleitos em outubro deste ano para os cargos de governador e vice-governador(a); senador e respectivos suplentes, deputados(as) federais e estaduais. O ato encerra o processo eleitoral e torna aptos à posse os mais votados.
Único eleito a discursar, o governador Helder Barbalho (MDB) reconheceu o trabalho do TRE em garantir que as eleições ocorressem de modo a garantir que a democracia prevalecesse. “Acolheu e recebeu voz que veio das urnas em plena liberdade”, afirmou.
Em seguida, Helder declarou sentir imenso orgulho em receber pela segunda vez seguida o diploma de governador. Ele fez a fala ao lado dos três filhos, Helder Filho, Thor e Heva, e ao final do discurso, chamou a primeira-dama, Daniela Barbalho, a quem, emocionado, entregou e dedicou o documento que reconhece sua eleição.
Helder fez um resumo de seu primeiro mandato, lembrando que trabalhou principalmente pelo desenvolvimento e para retomar a autoestima da população. “Serei, como no primeiro mandato, governador de todos, sem distinção alguma. Tenham a plena certeza: darei o máximo de mim e serei incansável na defesa de nosso estado, de nosso povo, na busca da melhoria da vida de todos. Ainda há muito a fazer pela nossa gente”, discursou. “Avançamos muito nesses últimos quatro anos, mas ainda temos muito trabalho pela frente”.
A presidente do TRE, desembargadora Luzia Nadja Guimarães, se disse honrada em presidir a corte durante o processo eleitoral de 2022. “Agradeço a todos os envolvidos pelo empenho neste pleito. Vivemos em um estado democrático de direito em que todos os cidadãos possuem o exercício livre e igual de autodeterminação política. Para assegurar o direito ao voto é essencial que as instituições sejam sólidas e transparentes. Não restam dúvidas de que a Justiça Eleitoral é uma das maiores envergaduras deste país”, afirmou.
Além do governador, também foram empossados a vice-governadora, Hana Ghassan (MDB), o senador Beto Faro (PT) e seus suplentes, e ainda 17 deputados federais e 41 deputados estaduais. A posse de Helder e Hana será no dia 1º de janeiro de 2023, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Os demais podem ser empossados a partir de 1º de fevereiro do mesmo ano.
Informações: Carol Menezes – DOL | Fotos: Wagner Santana