Sávio Barbosa - Governo do Pará reabre Parque Aquático da UEPA.

Categorias

Mais Lidas

Governo do Pará reabre Parque Aquático da UEPA.

Um dos mais importantes complexos esportivos da região e berço dos atletas paraenses, o Parque Aquático da Universidade do Estado do Pará (Uepa), foi reaberto nesta segunda-feira (10), em cerimônia presidida pelo governador do Estado, Helder Barbalho, e pelo reitor da Uepa, Rubens Cardoso. Há 3 anos, o espaço fechou para obras. A Universidade aguardava um recurso federal para execução dos serviços, mas no ano passado, a gestão atual retomou as obras com recursos próprios. Um investimento do tesouro Estadual de mais de R$ 2,4 milhões para devolver ao Estado o complexo.
“No final de 2016 este espaço foi fechado e desde lá os alunos e a comunidade não tiveram acesso mais a esses equipamentos. Ano passado, o doutor Rubens me passou essa situação e foi quando decidimos usar recursos do Estado para reabrir o local. Os atletas do Pará tem pressa. E a partir de agora todos voltam para este lugar. Portanto façam bom uso, zelem, cuidem dele pois é a casa de vocês”, disse o governador Helder Barbalho.

REFORMA– O complexo esportivo integra o Campus III da Universidade, localizado na Avenida João Paulo II, no bairro do Marco, em Belém. A reabertura marca o início do ano letivo 2020 das turmas do Curso de Educação Física e de todas as atividades acadêmicas e de extensão realizadas no espaço.
O Parque Aquático é composto por três piscinas, sendo uma olímpica, outra exclusiva para a modalidade de saltos e uma infantil. As duas primeiras são compatíveis com as exigências do Comitê Olímpico Internacional. As estruturas foram todas impermeabilizadas, houve troca de revestimentos, troca de toda parte elétrica, tubulações e filtros, e das bombas da casa de máquinas, que teve a capacidade renovada. Além disso, foram recuperados os trampolins e restauradas as canaletas e o deck no entorno das piscinas. O prédio que abriga o Campus III também recebeu uma pintura geral.

As novas piscinas atenderão cerca de 1,5 mil alunos durante as aulas práticas de natação e polo aquático, do Curso de Educação Física da Uepa, além de crianças, adolescentes e idosos que participam dos projetos em convênio com as Secretarias de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e de Educação (Seduc), e Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel). O trabalho de inclusão social e transformação através do esporte, realizado pela UEPA, despertou a vocação de muitos talentos e referências no esporte regional e nacional.
Também farão uso do novo parque aquático os atletas e equipes que representam o Pará em competições nacionais e internacionais, bem como servidores da segurança pública, que passam por curso de formação e treinamentos. A partir de março, serão oferecidas, no espaço, atividades esportivas à população, por meio do Laboratório de Atividades Aquáticas (Laaca) do Campus III da Uepa. Entre as modalidades ofertadas estão saltos ornamentais, natação, nado sincronizado, polo aquático e hidroginástica.
Informações Agência Pará | Fotos: Marco Santos