O Governo do Pará entregou, na tarde desta terça-feira (10), novas obras de infraestrutura e modernização do Hospital Ophir Loyola (HOL). Ao lado da vice-governadora, Hanna Ghassan, da Secretária de Saúde, Ivete Vaz e do diretor-geral Jaques Neves, o governador Helder Barbalho visitou, ainda, as obras da Medicina Nuclear, do Centro de Material Esterilizado, os espaços onde serão construídos a nova Unidade de Atendimento Imediato e o novo ambulatório do hospital.
A instituição de saúde oferta assistência especializada nas áreas de oncologia, neurologia, neurocirurgia, nefrologia e transplante, totalizando mais de 1 milhão de atendimentos. As entregas oferecerão mais conforto e segurança no atendimento e representam avanços nos serviços de diagnósticos para diversas referências e em intervenções terapêuticas de alta complexidade em oncologia.
“São novos equipamentos e novos serviços que chegam para estruturar cada vez mais o Centro de Alta Complexidade do Pará. Com a estrutura entregue, otimizamos a assistência e garantimos celeridade nas avaliações diagnósticas e intervenções terapêuticas. E, claro, cumprimos com a missão de bem cuidar dos pacientes, daqueles que necessitam deste tratamento, da estrutura hospitalar e com a qualidade do corpo técnico dos colaboradores. Certamente, cada vez mais, o ‘Ophir Loyola’ avança no protagonismo de ser um hospital de excelência no combate ao câncer no estado do Pará e na Amazônia”, destacou o governador Helder Barbalho.
Para a Secretária de Saúde Pública, Ivete Vaz, os investimentos representam a garantia de que a unidade hospitalar esteja equipada para atender as necessidades da população. “Instalamos as ferramentas mais avançadas para o diagnóstico e tratamento dessa doença que é considerada um grave problema de saúde pública: o câncer. São ações estratégicas que realmente vão melhorar a operacionalização e a resolutividade da assistência oncológica no âmbito do Sistema Único de Saúde”, ressaltou.
Radioterapia – O Serviço de Radioterapia do HOL agora dispõe de equipamentos de alta performance, utilizados pelos melhores centros de tratamento radioterápico do País. “O Hospital será o único do Brasil a ter dois modelos de aceleradores lineares de partículas HalcyonTM – Varian e o 4º a instalar o modelo do novo tomossimulador modelo Go.Sim – Siemens (aparelho necessário para realizar as tomografias de planejamento). Essas são consideradas as mais avançadas tecnologias para este fim. Resultados que evidenciam o nosso compromisso em ofertar atendimento altamente especializado àqueles que buscam o hospital”, afirmou o diretor-geral, Jaques Neves.
Os novos aceleradores substituíram o acelerador Linear 67 e o antigo cobalto, e combatem o tumor em profundidade e reduzem os efeitos colaterais nas estruturas da área que não precisam receber os feixes de radiação. Com a entrega, o serviço contará com três aceleradores lineares, uma braquiterapia e um tomossimulador. De acordo com o diretor-geral, Jaques Neves, “os aceleradores Halcyon ampliam a capacidade de atendimento diário de 80 para 230 atendimentos ao dia”.
As novas tecnologias possuem todos os tratamentos de teleterapia: convencional 3D e radioterapia com intensidade modulada (IMRT) e vão beneficiar, aproximadamente, 60% dos tratamentos oncológicos que necessitam de tratamento radioterápico em pelo menos uma fase da intervenção terapêutica.
“São equipamentos mais ágeis, com técnicas mais modernas para combater o tumor e reduzir a exposição à radiação e, consequentemente, os efeitos colaterais. Esse já é o melhor parque tecnológico de radioterapia do Norte do País”, informou o coordenador do Serviço de Radioterapia, o radioterapeuta Dionísio Bentes.
A radioterapia também dispõe de um sistema de radiografia computadorizada para auxiliar nos tratamentos de teleterapia e braquiterapia. Esse mecanismo encontra-se em pleno funcionamento e possibilita a obtenção de imagens diárias de localização do volume alvo a ser tratado, resultando em maior segurança e qualidade nos tratamentos realizados.
Os equipamentos fortalecerão a Rede de Atenção à Saúde dos Serviços de Alta Complexidade no Pará e o Hospital passará a realizar os tratamentos mais modernos existentes na atualidade. Após a entrega do prédio, a equipe técnica da Radioterapia passará pelo Application – treinamento ofertado pela fabricante dos equipamentos- e, posteriormente, será solicitada a licença de operação à Comissão Nacional de Energia Nuclear- CNEN, autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Laboratório – O Laboratório de Análises Clínicas oferece serviços de excelência com tecnologia de ponta. Para isso, utiliza equipamentos modernos e eficientes que permitem a realização de diversos exames, desde os mais simples até os mais complexos: imunossupressores, marcadores tumorais e imuno-hormônios, bioquímica, hematologia, microbiologia e gasometria.
O Parque Tecnológico possui alto padrão e foi projetado para hospitais de grande porte, atendendo às expectativas dos usuários quanto à qualidade, desempenho, tempo de análise e liberação de resultados. Os equipamentos possuem designs funcionais e versáteis e amplo menu de testes executados com eficiência e confiabilidade.
“Temos um robusto programa de Controle Interno de Qualidade que garante precisão nos resultados com a finalidade de manter a variabilidade do processo de análise dos ensaios sob controle e constante monitoramento. Oferece ainda a oportunidade de aprimoramento das atividades desenvolvidas em todas as fases do processamento”, informou a coordenadora do laboratório, Alessandra Macedo.
O serviço opera 24h por dia em um ambiente renovado e confortável e processa cerca de 70 mil exames mensais. Adicionalmente, gasômetros instalados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Bloco Cirúrgico fornecem resultados em tempo real. Todo o processo é otimizado por um sistema de informação avançado, enquanto a equipe recebe treinamento contínuo, visando manter altos padrões de competência ética e técnica.
A antiga residência do vice-governador do Estado do Pará foi reconstruída para garantir a preservação do patrimônio histórico e cultural. A obra completa do imóvel com mais de 100 anos incluiu a adequação às necessidades atuais de infraestrutura para instalação da Unidade Administrativa “Dr. Eugênio Soares”, em consonância com as legislações vigentes.
Informações: Agência Pará | Fotos: Alex Ribeiro / Raphael Luz