Governo entrega terceira unidade da Usina da Paz, em Marituba.

Mais uma unidade de um projeto nunca antes visto no País será entregue pelo governador do Estado, Helder Barbalho, neste sábado (19), em Marituba, a Usina da Paz Nova União. Um grande aparelho público com foco no fortalecimento comunitário, o resgate da cidadania e a redução da violência por meio da transformação social, tendo como aliado ações integradas de 22 secretarias estaduais e órgãos parceiros. A primeira-dama Daniela Barbalho é uma das principais apoiadoras do projeto como social voluntária.

O projeto faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e já está em funcionamento no Icuí-Guajará, em Ananindeua, desde o mês de outubro do ano passado, e na Cabanagem, em Belém, desde janeiro, ofertando diversas atividades, cursos e possibilidades para o público em geral.

DIFERENCIAL

Marituba é contemplada com a terceira unidade da Usina da Paz já entregue pelo Governo de Helder Barbalho

A unidade conta com uma quadra poliesportiva coberta; um complexo de dojô, piscina, quadra de areia, salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança. E ainda, ambientes para capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

O diferencial desta UsiPaz é a utilização do rio Uriboca para práticas de atividades esportivas aquáticas como canoagem e StandUp Padlle que serão realizadas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O projeto está em andamento e, em breve, será ofertado à população.

A meta do Estado é a construção de 10 Usinas da Paz entre a Região Metropolitana de Belém (nos bairros da Cabanagem, Benguí, Guamá, Jurunas, Terra Firme, em Belém, Icuí-Guajará, em Ananindeua e Nova União, em Marituba), e no sudeste do Estado (Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá).

SERVIÇOS

Os moradores vão poder usufruir das instalações de dois prédios principais que ofertarão diversos cursos, oficinas e atendimento público, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área de viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.

Serão ofertados mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, será disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os usuários da Usina da Paz.

O complexo funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, aos sábados, das 8h às 14h. Aos sábados, das 14h às 18h, e aos domingos, das 08h às 18h, irá funcionar por demandas da comunidade e/ou pelas secretarias e fundações para a realização de eventos.

Informações Agência Pará