O compromisso do Governo do Pará, assumido especialmente com a população do distrito de Outeiro, foi cumprido na manhã ensolarada deste domingo (26). O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan, juntamente com a presença do Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues do Ministro das Cidades, Jader Filho e do Senador Jader Barbalho, entregaram a Ponte Enéas Martins, que dá acesso a Outeiro, distrito de Belém. Reconstruída, a estrutura moderna vai beneficiar diretamente mais de 100 mil pessoas que moram na Ilha de Caratateua, e outros milhares de frequentadores das praias fluviais da região.
O conjunto arquitetônico conta com um sistema de cabos estais, semelhante às pontes sobre os rios Guamá e Moju, no complexo da Alça Viária. A reconstrução foi necessária após um dos pilares da ponte ser derrubado no choque de uma embarcação, em janeiro do ano passado.
A previsão é que cerca de 40 mil veículos trafeguem diariamente pela ponte.
“Após oito meses, nós estamos devolvendo, na integralidade, está ponte que chega para melhorar a vida das pessoas, destacando a conciliação para que possamos evitar novos sinistros, já que esta ponte compõe um modal fluvial de diversas indústrias, de diversas atividades econômicas que impulsionam a geração de emprego e de renda para esta região de Outeiro e Icoaraci”, destacou o governador Helder Barbalho.
Nova ponte – Na entrega da estrutura, o governador anunciou que “nos próximos dias estaremos viabilizando a Ordem de Serviço para a construção da nova ponte, que vai ligar a região da Brasília à 7ª Rua de Icoaraci. Esse é o local onde há o maior adensamento populacional. Essa nova ponte que será construída tem o olhar de aproximação, conveniência e acessibilidade para as pessoas que moram nesta região”, concluiu o governador.
Com investimento do governo do Estado, a ponte entregue hoje conta com 16 cabos estais, com cerca de duas toneladas cada um, que foram fixados em um mastro central com 50 metros de altura. O método permitiu que o vão entre os pilares sob a ponte passasse de 60 metros para 100 metros, criando dois canais de navegação – um de 100 metros e outro de 80 metros – para impedir novos choques com embarcações.
A nova estrutura tem 360 metros de extensão e fica a 12 metros de altura, da laje da ponte até o rio. Além da mudança no projeto arquitetônico para o sistema de estais, o projeto contemplou a revitalização dos pilares remanescentes, retirada de pilares excedentes ( desnecessários para o processo de estais), pintura de passarela de pedestres e ciclovias, novo pavimento asfáltico e nova iluminação.
O senador da República Jader Barbalho participou do evento, e frisou que foi durante seu governo, há 37 anos, que a estrutura original foi construída, ligando à ilha ao continente. “Como servidores públicos, temos o dever de manter todas as estruturas que foram feitas. E o governador Helder teve esse compromisso, de manter esta ponte que o meu governo construiu há 37 anos. Isso é um instrumento para o transporte e lazer. Eu considero um privilégio estar aqui, reinaugurando está ponte ao lado do governador e do ministro das cidades, Jader Filho”, enfatizou o senador.
Vida nova – Com a entrega de100% da estrutura, o fluxo normal de veículos é retomado, gerando emprego e renda para quem depende do turismo, como Gisele Palheta. “A retomada do fluxo é excelente. Nós, que vivemos do turismos na ilha, só temos a agradecer. Quem vive das vendas nas praias estava enfrentando muita dificuldade. Mas essa situação ficou no passado. Agora, é vida nova”, declarou a moradora.
“Sou morador do Outeiro há 25 anos. É muito gratificante estar recebendo essa obra. A situação que aconteceu em janeiro do ano passado gerou muito transtorno para todos nós que convivemos aqui. A estrutura vai melhorar tudo aqui, saúde, transporte e economia”, afirmou o trabalhador autônomo Emerson Machado.
Para o secretário de Estado de Estado de Transportes, Adler Silveira, entregar a Ponte de Outeiro concluída representa o compromisso que o governo do Estado tem com a garantia da mobilidade e segurança nas estradas. “É uma ponte com engenharia moderna, onde fizemos a recomposição da estrutura colocando dois pilares com 16 cabos estais, deixando um vão para navegabilidade maior no Rio Maguary. Com isso, as embarcações maiores têm acesso ao rio sem colocar em perigo a estrutura, transformando a ponte mais segura para quem transita por cima ou por baixo”, informou o secretário.
A reconstrução da Ponte de Outeiro gerou cerca de 150 empregos diretos e quase 500 indiretos, e vai impulsionar o turismo em Outeiro, que tem sete praias fluviais. As mais frequentadas são a Praia Grande, do Amor e da Brasília.
Obras em outras regiões – O Estado do Pará é banhado por inúmeros rios. Desde o início da atual gestão, o governo tem investido na construção e reconstrução de pontes em diversas regiões. Atualmente, o governo do Estado investe na construção de cerca de 500 pontes, ressaltou Helder Barbalho.
“O nosso Estado é forjado pela necessidade de compatibilização com a natureza. Ontem mesmo entregamos pontes de concreto em estradas que escoam a produção. Hoje, estamos entregando a ponte de Outeiro, que dialoga diretamente com a área urbana do nosso Estado. Nós prosseguiremos com esses investimentos. Ainda neste trimestre vamos iniciar as obras da ponte de Colares (município do nordeste paraense), que está com Ordem de Serviço assinada, licitada, com licenciamento ambiental já viabilizado. Da mesma forma, iniciando as obras da ponte do Camará, que liga Salvaterra a Cachoeira do Arari (no Marajó). É um plano de investimentos em pontes de concreto que irá fortalecer a nossa logística”, reiterou o governador.
Informações Agência Pará | Fotos: Marco Santos / Rodrigo Pinheiro